Blair anuncia redução das tropas britânicas no Iraque

O primeiro-ministro britânico Tony Blair anunciou nesta quarta-feira (21/2) a retirada de 1.600 soldados britânicos da região de Basra, sul do Iraque, em uma declaração à Câmara dos Comuns.

''O número de forças britânicas no Iraque passará de 7.100 a 5.500'', declarou o premiê.


 


Blair explicou que a redução do número de militares britânicos destacados no sul do Iraque é possível ''porque a situação em Basra é muito diferente da de Bagdá. O próximo capítulo de Basra será escrito pelos iraquianos'', afirmou o primeiro-ministro.


 


O anúncio foi feito no momento em que um novo contingente de milhares de soldados dos EUA desembarca no país árabe, numa estratégia amplamente anunciada pelo governo Bush como a última chance para tentar restabelecer a ordem em Bagdá.


Atuando principalmente em Basra, no sul do Iraque, o Reino Unido chegou a ter mais de 40 mil homens lutando no país durante o auge do conflito.


Blair, cujos índices de popularidade caíram bastante devido à decisão de participar da invasão do Iraque, em 2003, disse em pronunciamento ao Parlamento britânico que o número de soldados do Reino Unido presentes ali diminuirá em 1,6 mil nos próximos meses, mas que os militares continuariam no país ao longo de 2008, se assim for requisitado.


 


Dinamarqueses em retirada


 


A Dinamarca também anunciou que vai retirar suas tropas do Iraque. A saída dos militares dinamarqueses será efetuada em agosto. Cerca de 450 soldados estão acantonados no sul do Iraque, sob comando britânico.


 


''Eles serão substituídos por uma unidade composta de 9 soldados, que farão o serviço de observação com 4 helicópteros restantes'', disse o primeiro-ministro dinamarquês Fogh Rasmussen nesta quarta-feira.