Rice fracassa no Oriente Médio

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chegou na terça-feira (20/2) a Amã, onde se reunirá com o rei Abdullah II para examinar os resultados de sua viagem pelo Oriente Médio, na qual não houve nenhum progresso importante no processo de paz en

Sua visita à Jordânia, um dia depois do encontro com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, coincide com a deste último, que a partir de hoje inicia uma viagem pela Europa.


 


O presidente palestino, por sua vez, informará ao monarca jordaniano de suas conversações de segunda-feira com Rice e Olmert. “O presidente (Mahmud Abbas) visitará o Reino Unido na quarta-feira (hoje), na quinta estará na Alemanha e na sexta, em Paris”, informou na segunda-feira à imprensa Nabil Abu Rudeina, porta-voz da Presidência palestina. “O objetivo desta viagem é reativar o processo de paz”.


 


Durante esta conferência tripartite, patrocinada pelos Estados Unidos, Rice, Olmert e Abbas reiteraram seu compromisso com uma solução de dois Estados, o israelense e um palestino, mas poucos resultados concretos foram obtidos.


 


Abbas e Olmert reiteraram, assim como Rice, que aceitavam o Mapa do Caminho, plano de paz internacional que virou letra morta depois de seu lançamento, em meados de 2003, pelo Quarteto (Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU), que previa a princípio a criação de um Estado palestino.