Calourada unificada da USP debate tema das opressões

Por Carla Santos
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Alexandre Vannucci Leme, em conjunto com o centros acadêmicos de todos os campi da Universidade de São Paulo (USP), promoverá no dia 28 de fevereiro (quarta-feira) a calourada unificada

“Todas as caras, todas as cores” é o tema da calourada unificada 2007. O manual do calouro destaca que “o movimento estudantil da USP tem uma avaliação de que se trata de uma pauta importante” por se tratar “de um tema central quando pensamos numa sociedade mais justa”.


 


Temas como a Reforma Universitária, o decreto recente do Governador Serra, a discussão sobre verbas para as universidades estaduais paulistas, bem como a democracia e os espaços dentro da universidade também deverão estar em pauta, segundo a programação das atividades desta quarta-feira.


 


O escritor Ferréz, o secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, e as ministras Nilcéia Freire e Matilde Ribeiro estão confirmados para os debates no dia 28. Durante a quarta-feira estarão acontecendo inúmeras atividades culturais e oficinas sobre os mais diversos temas, entre eles, economia solidária, cultura livre e movimentos sociais. A noite está previsto os shows do grupo Teatro Mágico e Aliado G.


 


Confira aqui a programação da calourada.


 


Calourada da ECA falará da história do Centro Acadêmico na quinta-feira (29)
 


Iniciada em 1968, a trajetória do Centro Acadêmico Lupe Cotrim se mistura com a do movimento estudantil paulista e a da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Para resgatar fatos e análises da história da entidade e dos contextos em que atuou que a palestra será realizada.
 


O evento faz parte da programação de recepção aos calouros da ECA em 2007 e terá como palestrantes: Ricardo Paoletti, da gestão de 1973, atualmente editor do Jornal de Debates; Rui Mendes, integrante da gestão Picaretas, da década de 80, compôs com outros ecanos o grupo RPM e é fotógrafo; Diogo Moyses, de 1999, hoje um dos coordenadores do Intervozes, atuante na campanha pela democratização da mídia e Rodolfo Viana, de 2003, também diretor do DCE da USP, atualmente, assessor da Transparência Brasil.
 


Ciro Marcondes Filho, presidente da primeira gestão do CA, hoje professor do departamento de jornalismo da USP, não confirmou presença.


 


A platéia contará com presenças de ex-alunos e ex-integrantes do Calc, como Marcelo Rubens Paiva e Pedro Malavolta. O papo entre os presentes deve se estender além da palestra.


 


Com integrantes de diversas épocas, desde a fundação em 1968, o debate “História do Centro Acadêmico Lupe Cotrim” ocorre na quinta-feira, 16h, no Canil.