CMS: 50 entidades já preparam o Fora Bush no dia 8 de março

Mais de 70 pessoas e 50 organizações da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) se reuniram nesta segunda-feira (26), no Centro Brasileiro de Solidariedade entre os Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), na segunda reunião preparatória ao dia 8 de março, data

Amplitude marcou segundo encontro da CMS


 


Na primeira reunião realizada no dia 16 de fevereiro participaram CUT, MST, UNE, Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradia), CMP (Central de Movimentos Populares), UBM (União Brasileira de Mulheres), CSC (Corrente Sindical Classista) e Marcha Mundial das Mulheres.


 


Para além das organizações presentes no dia 16, participaram nesta segunda (26) lideranças da Assembléia Popular (AP) e da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), além de diversas outras organizações feministas e emancipacionistas.


 


As entidades feministas destacaram que o tema da paz está intimamente ligado á luta das mulheres. Para as organizadoras do dia 8, a visita de Bush ao Brasil será uma grande oportunidade de dizer em “alto e bom som o quanto ele é uma persona non grata para todas as mulheres do Brasil”.


 


Segundo Rubens Diniz, representante da Aliança Social Continental, um dos coordenadores do encontro pelo Cebrapaz, “a reunião foi extremamente exitosa e demonstrou a capacidade de unidade dos movimentos sociais no que tange  a luta contra o imperialismo norte-americano”.


 


Rubens destacou que muitos detalhes da manifestação estão em construção, mas adiantou que o trajeto da passeata na cidade de São Paulo deverá ser da Praça Osvaldo Cruz até o vão livre do Masp. “Estamos convocando todos desde agora a estarem presentes no dia 8 de março, a partir das 15 horas na Praça Osvaldo Cruz, de onde deverá sair a manifestação até o Masp”. Intervenções e ações de diversos tipos deverão ocorrer ao longo do trajeto.


 


“Há muitas sugestões de atividades que contemplam os diversos eixos políticos da manifestação que vão desde a imediata retirada das tropas estadunidenses do Iraque e também a retirada de suas bases militares da América Latina, até as reivindicações justas da luta das mulheres contra o machismo e a violência doméstica”.                


 


Nova reunião está marcada para sexta-feira, dia 2 de março


 


A CMS já marcou novo encontro para esta sexta-feira, 2 de março, ás 18 horas no Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp – Praça da República, 282). “A nossa expectativa é de no processo de mobilização reunir ainda mais entidades para que possamos construir uma grande mobilização a altura do repúdio que o povo brasileiro, assim como os demais povos do mundo, tem pelo assassino número um da humanidade, George W. Bush”, declarou Rubens.


 


O encontro da CMS vai continuar buscando a participação de segmentos anti-imperialistas. “Há muitas entidades e organizações nacionais no país que podem ajudar na construção da manifestação brasileira, que pretendemos, seja uma das maiores, senão a maior, da América Latina”, declarou.


 


Outras manifestações deverão acontecer durante a visita de Bush ao continente, uma vez que ele passará por Uruguai, Colômbia, Guatemala e México, daí a saudável rivalidade que já se apresenta entre os movimentos sociais no continente.