Militância do PCdoB marca apoio positivo à gestão de Eron na Sepror

Mais do que uma posse formal, Eron Bezerra inicia seu trabalho na SEPROR com confiança e ampliando as atuações do Partido Comunista no Brasil (PCdoB).

          A posse de Eron, no último dia 23, foi marcada pela presença maciça de militantes do Partido no Amazonas. O ato solene reuniu ainda o governador Eduardo Braga, o prefeito Serafim Corrêa, o presidente da Assembléia Legislativa do Acre Edvaldo Magalhães (PCdoB), a deputada federal Vanessa Grazziotin, prefeitos do interior do Estado, presidentes de associações de produtores rurais e demais autoridades.



          Competente para exercer o cargo, Eron é engenheiro-agrônomo, professor de Climatologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e bem articulado no setor primário e lideranças sindicais. Em sua bagagem política, Eron atuou como deputado estadual durante cinco mandatos, o último sendo interrompido pela nova conjuntura política.



          “Alguns amigos meus fizeram apelo para não assumir a secretaria, porque, segundo eles, eu deixaria de ser ‘o Ministério Público da Assembléia’. Para esses companheiros eu digo o seguinte: eu quero levar essa eficiência que eu tenho no parlamento. Eu quero contribuir não só com a critica, mas com realizações”, ressalta Eron de que tomou uma decisão importante, articulada com a comissão política do PCdoB.



          Para o deputado estadual Acre Edvaldo Magalhães (PCdoB/AC), essa é uma decisão política correta dentro da tradição de combate que o partido carrega. “O deputado Eron tem um quadro de larga experiência política e capacidade administrativa de tocar um setor importante que vai sinalizar para a sociedade que o PCdoB, além de saber questionar muito bem, também vai saber realizar muito bem”.
Segundo o secretário de organização do PCdoB/AM, Domingos Salles, além da vivência como parlamentar, Eron é um estudioso das questões da Amazônia e bastante identificado com lideranças sindicais ligadas ao terceiro setor.


 


          A opinião de Maria Conceição de Lima, presidente da Associação do Ramal 14, reflete a luta do trabalhador rural por melhores condições estruturais e agrícolas para subsistência e comercialização. “A necessidade que nós temos é de regularizar as terras para que sejam nossas e melhorar as condições criação de peixes, porque não temos estrutura”. Maria da Conceição que é testemunha do trabalho realizado por Eron, junto às comunidades do interior do Estado, ressalta sua expectativa positiva para essa nova ação política.


 


          Com a nova função de Eron, o Partido Comunista levanta sua bandeira de trabalho no interior e avança na experiência administrativa, tendo oportunidade de levar crítica e capacidade gestora para o setor primário. O principal desafio da Sepror na visão de Eron é produzir para comer, em razão de que a produção do Estado ainda é insuficiente para abastecer a demanda interna, além de produzir em bases sustentáveis.


 


          De acordo com João Paulo de Oliveira, secretário adjunto de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, a experiência do partido é mais visível no legislativo, de modo que essa é uma oportunidade de uma gestão inovadora que mostre a face do partido na administração.


 


          O atual diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) destacou a escolha de Eron, como egresso da instituição enquanto estudante e professor, para ocupar o cargo mais importante do setor primário no Estado e sinaliza parcerias importantes da FCA com a Sepror.


         


          Na condição de presidente do PCdoB/AM, Antônio Levino esclarece que a militância, mostra de maneira geral, que está dando uma resposta positiva ao comparecer à posse. No final do evento, a militância quebrou o protocolo e levantou o grito de guerra do partido comunista, em gesto de apoio ao novo secretário.


 



De Manaus
Cinthia Guimarães