Rio de Janeiro espera receber 700 mil turistas durante o Pan

O estado do Rio de Janeiro, em função dos Jogos Pan-Americanos em julho, deve receber cerca de 700 mil visitantes, a mesma quantidade de turistas do último carnaval. O anúncio ocorreu na reunião de implantação do grupo de trabalho de turismo, composto por

No encontro, foram apresentados às entidades ligadas ao turismo as ações que estão sendo feitas pelo Co-Rio e pela Embratur, além dos planos de segurança pública, para a realização da maior competição esportiva das Américas. O número de jornalistas inscritos para a cobertura do Pan já superou todas as edições anteriores, mesmo sem ter finalizado o processo de credenciamento de mídia. O aumento de visibilidade do país e a cobertura da impressa internacional foram lembrados pelo ministro do Turismo, Mares Guia




Um dos projetos apresentados na reunião no BNDES foi o centro de comunicação multimídia que será instalado no Rio para o Pan, com o objetivo de atender o turista estrangeiro. O ministro Mares Guia contou que o centro consiste no uso de celular pelos taxistas credenciados nos aeroportos, pelo qual o turista de qualquer idioma se comunica com um intérprete na central para receber orientações.




Acreditando no potencial turístico dos Jogos, o governo federal investiu mais R$ 175 milhões no setor. “Os Jogos serão um sucesso e o setor de turismo dará uma grande contribuição para que isto ocorra”, declarou o ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr. ao enfatizar a importância de se desenvolver estratégicas na área.


Entre as iniciativas federais se destacam a reforma e ampliação do Aeroporto Santos Dumont, a qualificação de 13 mil profissionais em diversas áreas e a divulgação do Brasil e dos Jogos em feiras internacionais.