SP pode acordar sem metrô nesta terça-feira
O sistema metroviário vai parar por tempo indeterminado a partir da primeira hora desta terça-feira (27) se a Cia. do Metropolitano e o governo estadual não pagarem a Participação dos Resultados (PR) aos trabalhadores.
Publicado 26/02/2007 19:37
Os metroviários declaram que já fizeram diversas tentativas de negociação com a empresa e governo estadual, mas não adiantou. Além de desmarcar as reuniões, o Metrô vem tentando desviar o foco das negociações, e não apresenta proposta de pagamento da PR. Os metroviários reivindicam este direito com base em uma folha e meia de pagamento.
Diante deste conflito causado pelo imobilismo da empresa e governo do Estado, reunidos em assembléia no dia 22, os metroviários deliberaram pela realização de uma greve por tempo indeterminado a partir da zero hora desta terça-feira (27).
Mais uma tentativa
Às 15h de hoje aconteceu uma reunião entre o Sindicato, a empresa e o governo do Estado, em mais uma tentativa de fazer valer o direito legal pela PR dos metroviários.
Agora, no final da tarde está acontecendo uma assembléia no Sindicato com o objetivo de avaliar o resultado desta reunião e, dependendo da decisão da categoria, a greve será deflagrada.
Contextualização
Nos últimos meses, a quantidade de usuários do Metrô está aumentado consideravelmente, principalmente, pela implantação do Bilhete Único.
O Metrô de São Paulo está prestes a ultrapassar 3 milhões de usuários por dia, a Cia. e governo do Estado não expandiram o quadro de funcionários. Ao contrário. A cada dia os metroviários estão mais sobrecarregados pelo aumento da demanda de trabalho e por conta da ocorrência de demissões, aposentadorias e, conseqüentemente, por doenças relacionadas ao trabalho.
Em contrapartida, o serviço prestado pelos metroviários continua sendo um dos mais bem avaliados na cidade de São Paulo, pela sua rapidez, segurança e eficiência, e a malha metroviária segue em expansão (com a inauguração do trecho Chácara Klabin / Imigrantes).
A PR e a lei
A Participação nos Lucros ou Resultados é garantida pela Lei 10.101, de 2000, que regula a participação de todos os brasileiros nos lucros ou resultados da empresa, seja ela pública ou privada. Mas já em 1994, uma Medida Provisória cumpria este papel, tornado a PR viável a todos os trabalhadores.
Os metroviários negociam a PR desde 1996, porém, o Metrô e o governo do Estado sempre dificultaram o seu pagamento, demonstrando que não valorizam o serviço prestado pelos metroviários, ainda que este seja reconhecido por pesquisas realizadas a pedido da própria empresa ou através de institutos idôneos, revelando que os metroviários são os responsáveis pela prestação de um dos melhores serviços públicos.