Trabalhadores se suicidam por excesso de trabalho

Em menos de quatro meses, três funcionários da fábrica da montadora Renault em Versailles, França, que trabalhavam no mesmo espaço, cometeram suicídio. Dois deles se mataram no local de trabalho e o terceiro, em casa. Este último deixou uma carta em que d

Para os sindicalistas franceses, uma das causas da tensão que vem se observando nos escritórios é a nova estrutura física. A reunião de vários trabalhadores no mesmo espaço, conectados por computador, seria responsável por fragilizar o trabalhador, principalmente quando o chefe o repreende, o que sempre acontece na frente dos colegas. já que não há salas fechadas.


 


Mas o assédio moral também é apontado como causa das mortes. As pressões por produtividade são cada vez mais intensas. Cresce também o corte de gastos e custos nas empresas, o que piora as condições de trabalho. Mal acomodado, exposto e pressionado permanentemente, o trabalhador pode chegar a sofrer distúrbios do sono, depressão e até desenvolver distúrbios neurológicos.



 


A socióloga francesa Annie Thebaud-Mony é autora do livro Trabalhar pode fazer muito mal à saúde, lançado na França na semana passada. Ela alerta para a gravidade do problema do assédio moral nas empresas: As exigências do trabalho começam a se tornar um problema de saúde pública”, avalia a escritora.


 


Fonte: Rádio Francesa