Uruguai e Brasil firmam acordos para energia e comércio

Os presidentes do Brasil e Uruguai firmaram nesta segunda-feira acordos para avançar negociações e fechar programas de comércio e cooperação energética, um passo exigido com insistência pelo governo do uruguaio Tabaré Vázquez. O presidente brasil

A visita de Lula ao Uruguai acontece dez dias antes da chegada do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, país com o qual Montevidéu analisa a possível implantação de um Tratado de Livre Comércio (TLC).


 


Os documentos assinados pelos dois presidentes consistem em um memorando de entendimento para a promoção de comércio e investimentos, um protocolo de intenções sobre um programa de cooperação na área de biocombustíveis e um protocolo adicional para a criação de uma comissão mista permanente para energia e minério.


 


Além disso, ambos se comprometeram a reconstruir a ponte Barão de Mauá e levantar outra sobre o rio Yaguarón, as duas na fronteira.


 


Uruguai e Paraguai, os dois membros com as menores economias do Mercosul, haviam mostrado descontentamento com os parceiros maiores — Argentina, Brasil e Venezuela — a respeito das profundas assimetrias do bloco.


 


Segundo o presidente brasileiro, todos os membros do Mercosul devem estar satisfeitos com os benefícios e vantagens da união dos países sul-americanos, segundo disse no domingo em entrevista a um jornal uruguaio.


 


O encontro dos dois líderes se realiza na propriedade presidencial de Anchorema, no departamento de Colonia, cerca de 180 quilômetros de Montevidéu.


 


Fonte: Reuters