Para ministro uruguaio, Lula trouxe otimismo ao país

O ministro de Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai, José Mujica, disse nesta segunda-feira (26/2) que a visita do presidente Lula ao país trouxe otimismo para o comércio existente entre as nações do Mercosul.

Mujica, que foi senador pelo Movimento de Participação Popular e uma das principais figuras de sustentação da Frente Ampla, que levou Tabaré Vásquez ao poder, aposta no Mercosul como a melhor opção para o Uruguai, em detrimento da possibilidade de o país firmar um Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos.



Para o ministro, a visita marca a mudança de comportamento do Brasil em relação a seus vizinhos. “Isso nos traz otimismo para trabalharmos ainda mais, e não para dormirmos a siesta”, disse, lembrando-se em seguida dos avanços conquistados por Lula e Evo Morales em relação à exportação do gás boliviano para o Brasil.



Bush
Mujica não comentou quais os efeitos da reunião com Lula em relação à visita do presidente George W. Bush ao país, marcada para o dia 9 de março. Provocado sobre seu comportamento durante a passagem do líder norte-americano por Montevidéu, o ministro foi claro: “Não lhe pintaria um cartaz de boas vindas, mas sim um que dissesse: 'Fora do Iraque, Bush! Devolva Guantánamo a Cuba e derrube o muro com o México'”.



Com informações do sítio Espectador.com



Leia também: Uruguai e Brasil firmam acordos para energia e comércio