Vale do Rio Doce adquire empresa australiana de carvão

A CRVD (Companhia Vale do Rio Doce) informou nesta segunda-feira (26/2) que comprou a AMCI Holdings Australia, que opera e controla ativos de carvão através de participações em joint ventures, por R$ 1,378 bilhão.

A capacidade nominal de produção da AMCI é de 8 milhões de toneladas de carvão (principalmente carvão metalúrgico) e as reservas da empresa são de 103 milhões de toneladas. A aquisição inclui ainda de exploração de reservas de carvão com grande possibilidade de prospecção – potencial para três bilhões de toneladas de material mineralizado não auditado.



A dívida líquida da AMCI em 30 de novembro de 2006 era de R$ 259,22 milhões. A Vale já possui participações em duas empresas chinesas no setor de carvão – a Shandong Yankuang International Coking e a Henan Longyu Energy Resources – e está concluindo estudos de viabilidade para desenvolver um grande depósito de carvão em Moatize (Moçambique), além de estudos de pré-viabilidade no depósito de Belvedere, Bowen Basin, no Estado de Queensland, na Austrália.



“A aquisição da AMCI cria uma forte plataforma de crescimento para o desenvolvimento do negócio de carvão da CVRD e contribui para diversificar nosso portfólio de produtos, provendo simultaneamente a diversificação geográfica em um dos países mais ricos em recursos naturais no mundo”, diz a Vale, em um comunicado.