FMJD realiza reunião latino-americana no Rio

A cidade do Rio de Janeiro sediou de 28 a 30/01 a Reunião Regional da América latina e Caribe da Federação Mundial das Juventudes Democráticas. Nela participaram Brasil (UJS, JR8, JSB, JSPDT, UJC, Avançando e JPT) Cuba (UJC), Venezuela (JCV e JPODEMOS), A

Este cenário positivo e em ebulição marcou os debates e permitiu uma série de conclusões de peso que marcarão o ano de 2007.


Veja a seguir os principais resultados da reunião.


 


Mobilização e Assembléia Geral.


 


A reunião do Brasil antecedeu a Assembléia Geral da FMJD, que se realiza de 9 a 14 de março, na capital de República Socialista do Vietnã, Hanói.


 


A Assembléia Geral da FMJD é o principal fórum que prepara os quatro anos de ação da FMJD, inclusive a composição do Conselho Geral, do Conselho Coordenador e da Comissão de Auditoria, podendo inclusive mudar os estatutos da FMJD.


 


Esta Assembléia ocorre após um frutífero período de vitórias, em que a FMJD, mantendo sua tradição anti-imperialista, pôde ampliar sua ação, cumprindo papel destacado em importantes momentos, especialmente o 16º FMJE, que reuniu mais de 144 países em solidariedade à Revolução Bolivariana.


 


A Assembléia Geral no Vietnã é simbólica do momento que a Humanidade vive. Depois do Festival na América Latina, que se levantou e se une, a FMJD vai para o continente onde centenas de milhões de pessoas constroem o socialismo no Vietnã, na Coréia do Norte e na China, segundo suas características nacionais, cumprindo um papel cada vez mais destacado na luta por um mundo multipolar.


 


Agora, as organizações brasileiras e latino-americanas têm o desafio de assegurar uma grande presença na Pátria de Ho Chi Min, o “Tio Ho”, como é carinhosamente tratado pelo bravo povo que comoveu o mundo ao enfrentar a maior potência militar em busca de sua independência, e venceu!


 


Foro Juventudes Políticas do MERCOSUL


 


Um painel tendo como expositor o Secretario da Juventude do PT, Rafael Barbosa (Pops) a convite da UJS e da FMJD, fez uma exposição sobre a constituição do Fórum de Juventudes Políticas do MERCOSUL, respondendo questões dos participantes. O debate levou à FMJD decidir:
 


•  Participar deste espaço para fortalecer as visões democráticas y progressistas promovendo a luta anti-imperialista, valorizando um espaço de juventudes políticas para além da FMJD que pode se desenvolver como articulação e progressista na Integração Latino-americana pela solidariedade, a integração e a luta contra o imperialismo como ponto destacado de suas reflexões;
•  Convidamos às organizações membro a participar das agendas propostas, tanto a reunião do Grupo de Trabalho em Porto Alegre (26/02) quanto a própria reunião do Fórum em São Leopoldo em março;


 


XIII Foro de São Paulo


 


A FMJD considera um fato político de grande relevância o relançamento do Fórum, que reuniu 596 delegados, de 58 partidos e movimentos de 33 países, assim como o papel jogado pela Frente e a Juventude Farabundo Martí como anfitriães, realizando tanto a oficina da FMJD quanto do próprio FSP, decidindo queesta organização acompanhará as atividades do Forum até a próxima reunião.


 


Ampliaremos a participação da FMJD no FSP e difundiremos os documentos e reflexões do encontro, inclusive traduzindo-os;


A Reunião Especializada de Juventude do MERCOSUR
Foi dado o informe dos avanços da REJ e do MERCOSUL. Constituiu-se uma articulação concreta de governos na área de juventude, com reuniões no mês de março e de junho, onde vão ganhando importância o seu funcionamento e o diagnóstico da juventude da região, que podem abrir caminho para uma política integrada de juventude para o Mercosul. Neste sentido, a participação da sociedade civil e das juventudes é muito importante e a FMJD apoiará sua ampliação.


Sede da FMJD en Caracas.


 


A Federação avança no debate sobre a estruturação de uma sede regional da Federação na cidade de caracas, a partir de onde as organizações do Conselho Coordenador – hoje são: UJC Cuba (Secretaria Geral), JUCO Colômbia (Coordenação Regional) e UJS (Vice-Presidência) – trabalharão a coordenação das atividades na Região, e as organizações venezuelas o trabalho nacional.


 


60 Anos dos Festivais em Caracas;


 


No mês de Agosto será feita a comemoração dos 60 Anos dos Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes na cidade de Caracas, para cerca de 2000 participantes representando a juventude e as organizações da Federação e amigas.


 


Os países foram estimulados a realizar reuniões amplas, omo as que se fizeram para o Festival, envolvendo as organizações garando delegações representativas e preparando um grande ato na Venezuela, que contará também com a realização de um Tribunal Anti-Imperialista da Juventude , para denunciar como o imperialismo tem prejudicado os jovens, em especial na América latina.
Neste Tribunal, a Federação pretende denunciar as violações sistemáticas dos direitos humanos da juventude Colombiana.


 


Grande Presença Brasileira


 


O apoio brasileiro à realização na Reunião foi expresso de muitas maneiras. Com o forte apoio da FENAJUFE e do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, com a participação massiva das organizações da FMJD no Brasil, pela ação unitária e o apoio que prestaram, inclusive materialmente, como no caso da UJS e da JR8. No dia 29, as organizações brasileiras promoveram uma reunião de solidariedade com cerca de 50 representantes de diversos movimentos juvenis.


 


O acordo unânime foi de intensificar a solidariedade em alguns casos especiais:


 


•  Com os Cinco Heróis Cubanos, injustamente presos por lutar contra o terrorismo;
•  Com a Revolução Bolivariana da Venezuela e seu avanço na construção do Socialismo do Século XXI;
•  Com a juventude colombiana que enfrenta sangrenta repressão e tem seus direitos humanos e democráticos violados sistematicamente pelo Estado Colombiano;
•  Com os povos árabes que enfrentam diretamente o imperialismo.


 


A conclusão é clara e a hora é essa! Todos no Dia Internacional da Mulher nas Ruas! Bush É persona Non Grata! Fora Bush!