Iraque executará três mulheres no sábado; Cebrapaz protesta

Enquanto o mundo inicia a comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, no Iraque três jovens serão executadas na manhã de sábado, 3 de março, apesar de milhares de pedidos de clemência terem sido enviados por vários meios ao governo do Ir

Na prisão al-Kadhimiya de Bagdá aguardam a execução Wasan Talib, de 31 anos, mãe de uma menina de três — que permanece presa com ela —, Liqaa Omer Mohammed, de 26 anos — mãe de outra menina de três, que nasceu na cadeia — e Zaineb Fadhil, de 25 anos. Segundo a mídia internacional, as três serão enforcadas em Bagdá na manhã de sábado (3/2).


 


As três mulheres foram acusadas do vago delito de ''agir contra o bem-estar público'', segundo o artigo 156 do Código Penal Iraquiano. Essa legislação afirma que ''Qualquer pessoa que cometa deliberadamente um ato que implique a intenção de violar a independência do país ou sua unidade ou segurança de seu território, e esse ato, por sua natureza, conduza a uma tal violação, é punível com a morte''.


 


Segundo o advogado Walid al-Hilali, membro da União de Advogados do Iraque, o Supremo Tribunal do país recusou que os advogados defendessem as três mulheres, que foram aprisionadas há pelo menos 3 anos, acusadas de atacar as forças de ocupação americanas e por isso, de ''atos terroristas''.


 


A situação das mulheres no Iraque é devastadora, como retrata a agência de notícias IRIN: Cerca de 2 milhões de mulheres se tornaram chefes de família depois que perderam maridos, pais, irmãos e filhos na violência que se seguiu à ocupação americana do país, em março de 2003. Cerca de 60 mulhers foram estupradas e mais de 800 foram perseguidas nos últimos 3 meses.


 


De acordo com a Sociedade de Direitos Humanos do Iraque, 2 mil mulheres estão na prisão por acusações de ''terrorismo''. E nos dados dsitribuídos pelas autoridades do país, milhares de mulheres estão entre as vítimas civis da ocupação. Dentre elas estão professoras, estudantes, jornalistas, cientistas e donas de casa. A grande maioria delas eram mães.


 


Diversas organizações iraquianas  e internacionais, como o Tribunal Bertrand Russel e o Cebrapaz, apelaram às autoridades iraquianas e ao presidente do país, Jalal Talabani, que um dia disse ser contra apena de morte, para não executar as três jovens. Essas entidades ainda esperam uma resposta.


 


O Cebrapaz realizou uma campanha de coletas de assinaturas entre distintas organizações dos movimentos sociais e parlamentares. Esta iniciativa faz parte da jornada preparatória de mobilizações contra a visita do Bush no Brasil. Para enviar seu protesto, escreva uma mensagem para o ministro da Justiça do Iraque, Hashim al Shilbi no endereço [email protected].


 



Abaixo, algumas assinaturas de sindicalistas, estudantes e parlamentares, entre centenas, coletadas pelo Cebrapaz e remetidas para as autoridades de Bagdá.


 



Antonio Carlos Spis (CUT)


João Paulo (MST)


Gustavo Petta (UNE)


Lucia Stumpf (UNE)


Wander (Conam)


Liege Rocha (UBM)


Eline Jones (UBM)


Alexandre Travizzano (Sindicado dos Advogados de São Paulo)


Thiago Franco (Ubes)


Marcelo Britto (UJS)


 


José Reinaldo de Carvalho (PCdoB e Tribunal Bertrand Russel)


Socorro Gomes (Cebrapaz)



Deputada Manuela Davila


Deputado Federal Edmilson Valentim


Deputada Federal Jô Moraes


Deputado Federal Daniel Almeida


Deputado Federal Evandro


Deputada Federal Perpétua


Deputada Federal Alice Portugal


Deputada Estadual Tania Soares