Baianos celebram o 8 de Março e protestam contra Bush

Salvador se juntou hoje (8/3) aos protestos que ocorreram em todo o país contra Bush. O ato político organizado pela Coordenação dos Movimentos Sociais que reúne várias entidades entre as quais a CUT e a Fetag, começou às 15h na praça do Campo Grande e fo

Os manifestantes, após o ato de protesto contra Bush, permaneceram no local aguardando a caminhada que tradicionalmente ocorre no dia 8 de Março em celebração ao Dia Internacional da Mulher marcada para o final da tarde. Algumas organizadoras do evento tentaram distanciá-lo do protesto contra Bush ocorrido mais cedo sob a alegação de aguardar as integrantes do MST. Finalmente, às 17h30 o trio elétrico trazendo a banda feminina Didá deu início à passeata em ritmo de carnaval.


 


Além da União Brasileira de Mulheres(UBM) e da UJS, a Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) se destacou com a mobilização de 500 mulheres para o evento.


 


A passeata prosseguiu com entusiasmo pela avenida Sete de Setembro, encontrando com as manifestantes do MST e índias Pataxó Hã Hã Hã na praça da Piedade, onde se realizou um ato político com o discurso de líderes femininas, entre as quais as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB). A deputada Alice Portugal além de protestar contra Bush,defendeu a igualdade de gênero e se referiu à importância da luta contra a violência sobre a mulher. Ao final, homenageou a dirigente comunista e líder feminista Loreta Valadares que morreu há dois anos.


 


A passeata do 8 de Março também não deixou de ser  um protesto contra Bush, uma vez que o repúdio à presença do senhor da guerra no país, esteve presente no discurso de todas as oradoras e as faixas e cartazes dos dois eventos se misturaram durante o trajeto da passeata.


 


As lindas estolas da UBM e as bandanas do PCdoB, disputadas por boa parte dos manifestantes, fizeram sucesso no evento. Na passeata faixas conclamavam “Igualdade para as brasileiras”,  lema da 1ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher que ocorrerá no final do mês em Brasília e deve reunir homens e mulheres da legenda na discussão dessa temática.


 


A caminhada seguiu animada pela Banda Didá e foi encerrada com carnaval na praça Castro Alves, por volta das 20 h.


 


De Salvador,
Emanoel Souza