PCdoB de Foz realiza conferência e regulariza situação

Encontro é resultado da dissolução do partido de Foz no ano passado devido a divergências políticas de campanha com a direção estadual

Na manhã do último sábado (03/03), filiados, militantes e simpatizantes do Partido Comunista de Foz do Iguaçu se reuniram para eleição da Comissão provisória do partido. A resolução para a realização da conferência aconteceu no começo do ano, em reunião com a direção Estadual do PCdoB.


 


Segundo o representante da Estadual, Paulo Porto, o procedimento faz parte da regularização do partido, “Foz e a Estadual realizaram a autocrítica, processo natural dentro do PCdoB e concluíram pela restituição do partido através da eleição de comissão provisória até a conferência definitiva”, argumentou.


 


Através de eleição unânime da nominata, a composição da comissão provisória continua com os mesmos membros da antiga diretoria do Partido, contando com a inclusão de um membro.


 


Segundo Porto, o processo ocorreu de forma democrática e legítima, “a conferência foi representativa e isso demonstra a vontade política de crescimento do partido em Foz”, garantiu.


 


O vereador comunista, Chico Brasileiro acredita que este é um momento de fortalecer o partido em Foz através do mandato e da inserção profunda nos movimentos sociais. “O partido está construindo as condições para o crescimento da base e da organização social. Vamos retornar com mais afinco às bases sociais para que nosso projeto se estabeleça em terrenos sólidos”, disse.


 



Bem Vindo Camarada


 


A conferência também foi marcada pela apresentação do Partido aos simpatizantes através do vídeo Bem Vindo Camarada, que mostra o histórico e os objetivos do PCdoB.  “Somos o partido mais antigo do Brasil. A história de lutas do país se confunde com o PCdoB. Nosso objetivo é mostrar o Partido para pessoas que já aderem a nossa luta há muito tempo”, disse Bobato.


 


Durante o encontro houve importantes filiações do movimento estudantil e comunitário, como por exemplo, do coordenador do DCE da Unioeste, Rodrigo Cavalcanti. “Já militava pela UJS e concebia a ideologia do PCdoB. A juventude do partido é fundamental para as transformações que desejamos”, concluiu.


 



Mais audácia


 


O fator predominante do encontro foi o debate sobre as conjunturas nacional, estadual e municipal, onde os militantes reafirmaram a atuação mais audaciosa do Partido Comunista. Seguindo o último documento do Comitê Central, os participantes analisaram o momento histórico de ascensão do PCdoB e das necessidades de inserção afiada nos movimentos sociais. Para o vereador comunista, Chico Brasileiro, “o partido possui uma cara diferenciada dos demais e acena para a população como a alternativa de esquerda, aliado aos demais partidos progressistas”, disse.