CUT quer que ALERGS discuta reestruturação administrativa do Estado

Os deputados aprovaram, no dia 8/3, requerimento da regional gaúcha da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) e mais treze entidades de classe, solicitando audiência pública para discutir o Projeto de Lei 047/2007 do Poder Executivo, que dispõe sob


Stela Farias, que preside a Comissão de Serviços Públicos, afirmou que o órgão público está atento aos prazos de tramitação e votação do PL. “Até a apreciação do projeto em plenário, vamos trabalhar para garantir uma ampla discussão do tema com os servidores públicos”, declarou.


 


O presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, ressaltou a necessidade de promover o debate do assunto com os servidores públicos. “Precisamos aprofundar as discussões e buscar informações de itens que poderão provocar alterações de procedimentos entre o Estado e a sociedade. Desta forma, poderemos formular opiniões sobre a proposta do governo”, salientou. O sindicalista sugeriu, por exemplo, maiores esclarecimentos sobre a transferência de vinculação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Citou também a necessidade de avaliar a criação da Secretaria Extraordinária de Irrigação.


 


Banrisul



Além da proposta de reestruturação, da governadora Yeda Crusius, os parlamentares aprovaram mais cinco requerimentos. Entre eles, o pedido da presidente Stela Farias para que o vice-governador do Estado, Paulo Feijó, preste esclarecimentos sobre as críticas e denúncias que envolvem a gestão do presidente do Banrisul, Fernando Lemos. ” A vinda do vice-governador não é para especular ou provocar, mas esclarecer o que tem insistentemente declarado à imprensa”, frisou Stela.


 


Igualmente, os deputados aprovaram requerimento pedindo audiência pública para tratar das obras da linha rápida na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte da Capital. A solicitação foi feita pela Comissão de Obras da Comunidade e Comerciantes e pelo Fórum Regional de Justiça e Segurança da Região Eixo-Baltazar. Os integrantes da comissão acataram debates sobre as promoções dos servidores do quadro do Instituto-Geral de Perícias; a situação das estradas não-asfaltadas no Rio Grande do Sul e a nomeação dos concursados que participaram do curso de formação exigido para o exercício da função.


 


Pedágios



Os pedágios e a concessão de rodovias também voltarão à mesa de debates da comissão em 2007. Os parlamentares deverão discutir ainda assuntos referentes à política salarial dos servidores, segurança pública, telefonia, transportes de cargas e passageiros, entre outros.


 


Participaram da reunião os deputados Fabiano Pereira (PT), vice-presidente do órgão técnico; Francisco Appio (PP), Kelly Moraes (PTB), Gerson Burmann (PDT), Sandro Boka e Álvaro Boéssio (PMDB), Paulo Brum e Pedro Ozório Pereira (PSDB), Luciano Azevedo e Carlos Gomes (PPS).


 


Fonte: Agência ALERGS