CUT quer que ALERGS discuta reestruturação administrativa do Estado
Os deputados aprovaram, no dia 8/3, requerimento da regional gaúcha da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) e mais treze entidades de classe, solicitando audiência pública para discutir o Projeto de Lei 047/2007 do Poder Executivo, que dispõe sob
Publicado 11/03/2007 09:22 | Editado 04/03/2020 17:12
Stela Farias, que preside a Comissão de Serviços Públicos, afirmou que o órgão público está atento aos prazos de tramitação e votação do PL. “Até a apreciação do projeto em plenário, vamos trabalhar para garantir uma ampla discussão do tema com os servidores públicos”, declarou.
O presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski, ressaltou a necessidade de promover o debate do assunto com os servidores públicos. “Precisamos aprofundar as discussões e buscar informações de itens que poderão provocar alterações de procedimentos entre o Estado e a sociedade. Desta forma, poderemos formular opiniões sobre a proposta do governo”, salientou. O sindicalista sugeriu, por exemplo, maiores esclarecimentos sobre a transferência de vinculação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Citou também a necessidade de avaliar a criação da Secretaria Extraordinária de Irrigação.
Banrisul
Igualmente, os deputados aprovaram requerimento pedindo audiência pública para tratar das obras da linha rápida na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte da Capital. A solicitação foi feita pela Comissão de Obras da Comunidade e Comerciantes e pelo Fórum Regional de Justiça e Segurança da Região Eixo-Baltazar. Os integrantes da comissão acataram debates sobre as promoções dos servidores do quadro do Instituto-Geral de Perícias; a situação das estradas não-asfaltadas no Rio Grande do Sul e a nomeação dos concursados que participaram do curso de formação exigido para o exercício da função.
Pedágios
Os pedágios e a concessão de rodovias também voltarão à mesa de debates da comissão em 2007. Os parlamentares deverão discutir ainda assuntos referentes à política salarial dos servidores, segurança pública, telefonia, transportes de cargas e passageiros, entre outros.
Participaram da reunião os deputados Fabiano Pereira (PT), vice-presidente do órgão técnico; Francisco Appio (PP), Kelly Moraes (PTB), Gerson Burmann (PDT), Sandro Boka e Álvaro Boéssio (PMDB), Paulo Brum e Pedro Ozório Pereira (PSDB), Luciano Azevedo e Carlos Gomes (PPS).
Fonte: Agência ALERGS