Oposição impede votação da PEC do Voto Aberto

Os líderes da oposição – PSDB, PFL e PPS – disseram nesta terça-feira (13) que continuarão a obstruir os trabalhos da Câmara dos Deputados. Fracassou a tentativa do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), de negociar um acordo. Os oposicionistas re

O líder do PFL, deputado Onix Lorenzoni (RS), afirmou que o partido é favorável à PEC do Voto Aberto, mas disse querer impedir que a vontade da maioria prevaleça sempre. O líder do PSDB, Antonio Carlos Pannunzio (SP), lembrou que o pedido de criação de CPIs é um direito da minoria que não pode ser negado.
“Reiteramos que os nossos partidos estarão em obstrução permanente”, afirmou Lorenzoni. Os líderes oposicionistas reafirmaram hoje que só vão permitir a votação de matérias no plenário e nas comissões da Câmara se a CPI for instalada.
Primeiro teste de Chinaglia
Na semana passada, os líderes fecharam acordo para votar hoje em plenário a PEC 349/01, do Voto Aberto. A pauta de votações obstruída inclui, além da PEC, 12 medidas provisórias que incluem projetos de interesse da bancada feminina. Chinaglia afirmou que a pauta será mantida. Como o prazo de tramitação dessas MPs não está vencido, pode haver uma inversão de pauta, caso em que a PEC do Voto Aberto seria votada primeiro.



Chinaglia reconheceu que dificilmente os deputados conseguirão analisar a PEC, no que é visto como o primeiro teste de sua gestão na presidência da Câmara. “Vamos começar a sessão com a medida provisória que é o primeiro item da pauta. Se houver pedido de inversão de votação, seguiremos com o acordo. Mas eu não trabalho com ilusões. A disputa política tem legitimidade. A obstrução atrasa as votações”, admitiu.


“Palanque político”



O vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS) criticou a decisão da oposição, afirmando que a intenção dos partidos é transformar a CPI em um palanque político. Ele pôs em dúvida a sinceridade dos oposicionistas. “Esse povo não quer saber de atraso de avião. Isso é choro natural de quem tem minoria. A CPI não está preocupada em investigar porque os vôos estão atrasados. O que essa minoria e a oposição querem é atrasar a vida do governo, do Brasil, não deixar votar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, afirmou Albuquerque.



O vice-líder argumentou que o pedido de criação da CPI é genérico. Disse que o natural seria os partidos de oposição aguardarem as decisões do Supremo Tribunal Federal (CCJ) e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, antes de obstruir as votações.



Da redação, com agências