Equador vai reestruturar dívida, diz Correa

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse nesta quarta-feira (14/3) que o país anunciará em breve novas parcelas consideradas ilegítimas da dívida, que seriam reestruturadas ou teriam seus pagamentos desconsiderados.

“Há dívidas ilegítimas que serão conhecidas no momento certo”, assegurou o líder equatoriano a correspondentes estrangeiros.


 


Ele afirmou que não colocará seu país de joelhos ante os investidores estrangeiros, ao dizer que os recursos externos são necessários mas não indispensáveis.


 


“Não vamos colocar o país de joelhos ante o investimento estrangeiro”, disse, ratificando a decisão de revisar as concessões de mineração e renegociar os contratos das empresas petrolíferas que operam no país.


 


O presidente equatoriano acrescentou que o país está disposto a receber investimentos estrangeiros, desde que apóiem o desenvolvimento do país.


 


O presidente não descartou a opção de suspender o pagamento da dívida externa por causa das condições sociais do país ou se forem demonstradas irregularidades em determinadas parcelas da dívida.