UMES tem novo presidente

Por Manuella Bezerra de Melo, do Recife


 


Cara de menino, vestígios de es

Nascido no município de Santa Cruz do Capibaribe, o estudante começou a militar quando foi eleito presidente do grêmio Castro Alves, na escola Cenecista Pe. José Aragão Araújo. Acabou conhecendo organizações políticas e se interessando pelas coisas que aconteciam ao seu redor. Logo em seguida, no final de 2004, foi eleito presidente da AESSCC(Associação dos Estudantes Secundaristas de Santa Cruz do Capibaribe), onde ficou até o final de 2006, quando a UBES(União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) o nomeou Diretor de Movimentos Sociais.
Esse foi o momento que saiu da barra da saia da mãe e veio morar no Recife, onde agora ocupa os cargos de Presidente da UMES, diretor da UBES e diretor estadual da UJS(união da Juventude Socialista).


 


 


Qual o momento mais importante deste congresso?
Tiago:
 Acredito que a reafirmação dos estudantes contra a redução da maioridade penal. Fizemos um debate e em seguida votamos nossas posições. A mídia tem se aproveitado dos momentos de fragilidade e comoção da sociedade sobre a questão da violência pra tentar pautar o assunto, mas nós achamos que a juventude é a principal vitima da violência. Reduzir a maioridade não só não resolve o problema como transforma a principal em criminoso.


 


 


Qual o principal desafio da UMES nesta gestão?
Tiago: Sem dúvidas, manter uma relação com o novo Governo do Estado. Depois de tantos anos de sucateamento da educação pelo governo de Jarbas Vasconcelos, finalmente, temos um governador que se propõe a dialogar com os estudantes. Vamos ser incisivos no objetivo de construir a nova escola e queremos fazer isso em parceria.


 


 


Como pretende conciliar a direção da UBES com a presidência da UMES?
Tiago: Basta fazer um planejamento. Divisão de tarefas e organização ajuda a construirmos uma agenda positiva das duas entidades irmãs. Vamos fazer tudo para debater com os estudantes do interior e da Região Metropolitana do Recife. Queremos a educação de Pernambuco tomando outro rumo.


 


 


Quando é a posse da UMES?
Tiago: Este ano vamos fazer uma posse diferente. Dia 22 de março é o dia nacional de luta pelo passe-livre. A diretoria será empossada em um grande ato, junto com os estudantes no meio da rua.