''Ação pela Paz'' mobiliza cidadãos pessoenses
Nesta terça-feira (20), várias entidades da sociedade civil promovem a 'Ação pela paz contra a violência'. A concentração será às 15h, em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O percurso compreenderá a Rua Barão do Triunfo, Praça
Publicado 20/03/2007 11:36 | Editado 04/03/2020 16:54
Com o objetivo de mobilizar a população e as autoridades para a necessidade de ações mais rigorosas no combate aos crimes contra os cidadãos e contra o patrimônio público municipal, várias entidades da sociedade civil organizarão, hoje a tarde, um ato contra a violência em João Pessoa. As ruas do Centro de João Pessoa serão tomadas por um sentimento único: o desejo de paz.
Os manifestantes, vestidos de branco, também vão cobrar das autoridades competentes a apuração rigorosa do atentado à vida da secretária de Saúde, Roseana Meira, ocorrido na noite da última quarta-feira (14), quando o carro em que estava foi atingido por vários tiros. Durante a caminhada, os representantes das entidades prometem fazer pronunciamentos de solidariedade às vítimas de agressões e em repúdio aos atos de violência e vandalismo contra a gestão municipal e contra os equipamentos públicos de João Pessoa.
A caminhada é uma promoção da Rede de Mulheres em Articulação na Paraíba, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rede Feminista em Saúde e o Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz). Ainda estão engajadas várias outras entidades como o Movimento Nacional de Luta Por Moradia (MNLM) e o Movimento Hip-Hop de Mangabeira, além de Associações Comunitárias, juventudes organizadas e movimentos de atenção à saúde.
Mobilização geral
Gilberta Santos Soares, integrante da Rede de Mulheres em Articulação na Paraíba, afirmou que o evento pretende mobilizar não apenas a população, mas a imprensa, os movimentos sociais e a gestão municipal para o combate à violência e impunidade. ''A violência nos vários aspectos, desde a violência contra a gestão municipal e o projeto político em prática até a violência contra as pessoas. É um momento de chamar a atenção para a violência contra as mulheres, contra as minorias, as crianças. Inclusive, nós estamos entendendo o atentado contra a secretária de Saúde, Roseana Meira, como uma violência contra a mulher'', disse.
O MovPaz também estará participando do evento. O coordenador, Almir Laureano, destacou que a mobilização popular se deve aos recentes atos de violência em João Pessoa. ''Não aceitamos a violência que está sendo praticada na cidade'', disse.
Moção
O Comitê estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, reunido no último sábado também repudiou a violência na capital paraibana. O coletivo aprovou uma moção repudiando as ações perpetradas contra a democracia, quando dos atentados praticados contra a administração popular de João Pessoa, e exigindo das autoridades constituídas, a imediata elucidação dos fatos, bem como a punição exemplar dos culpados.
Com informações da Secom/JP