Estudantes pernambucanos na luta pelo passe-livre

Nesta quinta-feira, em todo Brasil, uma série de manifestações vai tomar conta das ruas nas principais cidades do País. A Jornada de Lutas da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) acontece tradicionalmente todo dia 22 de março. Este ano,

Cerca de 10 mil estudantes de todo Estado vão se concentrar na Rua do Hospício a partir das 15h. Em um ato político, será empossada a nova diretoria da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), entidade irmã da UBES recém eleita em seu 9º Congresso, no último final de semana. Em seguida os estudantes entram com a passeata pela Avenida Conde da Boa Vista, uma das principais da cidade, e seguem até o Palácio do Campo das Princesas.



De acordo com Tiago Oliveira, presidente da UMES recém eleito, o ato no
Recife é um dos mais importantes do País e será uma honra ser empossado de uma maneira tão diferente. “Tomar posse da UMES na rua, na luta, com os estudantes vai ser um momento histórico. Ano passado nós demos uma demonstração de força na luta pela redução de passagem. Somos a favor do passe-livre porque os estudantes precisam ter como chegar à escola. Esse é um dos recursos que consideramos importantes para democratizar o acesso à educação”, disse.



Em 2006, a Jornada de Lutas mobilizou 150 mil estudantes. Para este ano as entidades pretendem dobrar o número, levando 300 mil estudantes às ruas.


Do Recife,


Manuella Bezerra de Melo