Parlamento do Mercosul será instalado em 7 de maio

O Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul) se instalará definitivamente em Montevidéu no próximo dia 7 de maio, seis meses depois da cerimônia inaugural do órgão, ocorrida em Brasília, no Senado Federal.

Cada um dos países-membro do bloco regional (Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela) terão direito a indicar 18 deputados para o Parlamento. Inicialmente, esses nomes sairão das atuais composições do Senado e da Câmara de cada país – a partir de 2010 haverá eleições por voto popular.



Até o momento, somente Argentina e Paraguai definiram a composição de sua bancada no Parlamento do Mercosul. A expectativa é que até o final de abril os outros países do bloco indiquem seus representantes.



Em uma reunião realizada ontem (19), também se decidiu a criação de três comissões para o Parlamento: uma que organizará a cerimônia de instalação; outra que se encarregará de seu organograma e orçamento; e uma última que delimitará suas competências.



Ainda não se decidiu onde será a sede da Assembléia Legislativa Regional, mas foi determinado que a cerimônia de instalação será realizada no prédio da Prefeitura Municipal de Montevidéu.