PB realiza plenária estadual sobre a questão da mulher
O Partido Comunista do Brasil – PCdoB, realizou neste sábado, 17 de março, no auditório Margarida Maria Alves da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba – FETAG, sua 1.ª Plenária Estadual Sobre a Questão da Mulher. <
Publicado 20/03/2007 12:18 | Editado 04/03/2020 16:54
O ato revestiu-se de grande significado pela participação da militância, pelo nível dos debates e pelo interesse revelado do coletivo partidário e da sociedade paraibana sobre a temática.
André Bezerra, membro do Comitê Central do Partido, participou do encontro e em sua saudação inicial, transmitiu a mensagem da Direção Nacional do PCdoB, destacando o significado daquele evento, ainda mais no auditório que tem o nome de Margarida Maria Alves – mártir da luta camponesa.
Ainda na mesa estiveram o presidente estadual, Agamenon Travassos e as dirigentes Lúcia Rocha e Lurdes Meira, que fizeram intervenções especiais sobre o tema. Grande parte dos 113 delegados se inscreveram e emitiram sua opinião sobre o documento base proposto pelo Comitê Central, demonstrando um alto grau de participação da militância.
A discussão transcorreu até às 16h30 quando houve a eleição dos militantes que representarão o partido da Paraíba na 1ª Conferência Nacional Sobre a Questão da Mulher, em Luiziânia – GO.
Ao final a plenária — que contou com a presença do prefeito da cidade de Belém, no brejo paraibano — aprovou a proposta de criação da Secretaria da Mulher ao nível do Comitê Estadual e dos municipais, além de uma moção onde repudia as ações perpetradas contra a a administração popular de João Pessoa e exige a imediata elucidação dos fatos, e a punição dos culpados. A moção ainda manifesta apoio à secretária de saúde da capital, Roseane Meira, vítima de um atentado na última quarta-feira.
Na íntegra a moção aprovada na plenária:
MOÇÃO
O Partido Comunista do Brasil reunido na 1.ª Plenária Estadual Sobre a Questão da Mulher, vem repudiar veementemente as ações de violência perpetradas contra a democracia quando dos atentados praticados contra a administração popular de João Pessoa que tem à frente o Prefeito Ricardo Coutinho.
Vem também prestar inteira solidariedade à companheira Roseane Meira, secretária de Saúde municipal em função do atentado cometido contra sua vida.
Os comunistas, que sempre lutaram pela democracia e que também foram vítimas da violência quando pugnavam pela democracia, a liberdade e o avanço social no Brasil, exigem das autoridades constituídas, a imediata elucidação dos fatos, bem como a punição exemplar dos culpados.
João Pessoa, 17 de março de 2007
A Plenária Estadual do PCdoB Sobre a Questão da Mulher