Congresso lança frente parlamentar em defesa da Amazônia

Inspirada na Carta Aberta de Artistas Brasileiros sobre a Devastação da Amazônia, deputados e senadores lançaram nesta quinta (22), no Salão Nobre do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista Amazônia para Sempre que já reúne 250 deputados e 20 se

A presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), parabenizou a deputada do seu partido Perpétua Almeida (AC) pela iniciativa e destacou que o lançamento foi oportuno porque a Amazônia é o tema da hora.


 


“O Brasil precisa de fato voltar suas atenções para a região que detém 59% do território brasileiro, concentra 50% da diversidade biológica mundial e imenso potencial mineral. E para destacar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia de hoje, lembro que pela bacia do rio Amazonas flui cerca de 15% da água doce não congelada do planeta e  80% da água disponível no Brasil”, disse.



“Agregando o maior banco genético do planeta, detendo 1/5 da água doce disponível, tendo 1/3 de florestas tropicais do mundo e incalculáveis riquezas no subsolo, a Amazônia necessita avançar nas políticas públicas que garantam um desenvolvimento sustentável digno, que atenda as necessidades de cada estado, município e localidade”, afirmou a deputada Perpétua Almeida, idealizadora da frente.
 


A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que estava muito feliz pelo Congresso Nacional estar priorizando o tema Amazônia e fez duras críticas aos países que debatem a questão do meio brasileiro, mas não discutem a quantidade de CO2 que lançam na atmosfera.


 


“O brasil está no caminho certo quando debate seus problemas reunindo setores como o parlamento, igreja e sociedade”, afirmou a ministra fazendo referência à Campanha da Fraternidade de 2007 que tem como tema “Amazônia e Fraternidade – Vida e missão neste chão”. A campanha foi homenageada no mesmo dia em sessão solene no plenário da Câmara.
 


Além da ministra e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), prestigiaram o evento presidente da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB), cardeal Geraldo Majella Agnelo e o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz.



De Brasília
Iram Alfaia