Lula Morais destaca importância histórica do PCdoB
Em pronunciamento, nesta sexta-feira, 23/03, o deputado Lula Morais destacou a importância histórica do Partido Comunista do Brasil 85 anos de existência.
Publicado 23/03/2007 20:58 | Editado 04/03/2020 16:37
Segundo Lula Morais, apesar de ser o partido mais antigo em atividade permanente, o PCdoB se caracteriza pela presença forte da juventude e de toda militância. Desde que foi criado participou de forma ativa nas grandes lutas históricas do país, como a campanha pela participação do Brasil contra o nazismo, o “Petróleo é nosso”, que resultou na criação da Petrobras ,uma das maiores empresas de petróleo do mundo.
O deputado comunista destacou também a luta contra a Ditadura Militar que até hoje, quando citada, traz a tona profundas marcas deixadas na alma de quem é comunista e teve amigos, camaradas ou parentes torturados e mortos, por uma causa maior, a redemocratização do Brasil. Na ocasião Lula citou o caso de seu cunhado Ruy Frazão, desaparecido político e os dez anos de exílio de Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), Presidente Estadual do PCdo B.
Militantes padeceram longos anos nas prisões. Na carne e na alma foram vítimas de torturas atrozes. Só no último período da ditadura militar, mais de uma centena de comunistas foram assassinados. Porém, o partido jamais se intimidou, nunca renunciou ao seu papel histórico. Participou de forma efetiva e decisiva na campanha “Diretas já” e elegeu 5 constituinte nas eleições de 86, uma nova etapa na vida do partido.
Durante o pronunciamento vários deputados pediram a parte para exaltar o PCdoB que, como destacou Perboyre Diógenes (deputado do PSL) é um partido de coerência e que jamais esteve envolvido em escândalos. Dedé Teixeira, PT, também parabenizou os comunistas no processo de fortalecimento da democracia brasileira, além da deputada Ana Paula Cruz (PMDB), do deputado Roberto Cláudio (PHS) e do deputado João Jaime, PSDB.
De Fortaleza, Danielle Pinheiro