PCdoB faz 85 anos e o Ceará comemora
A trajetória de 85 anos do PCdoB se confunde com a história recente do Brasil. Os comunistas sempre estiveram presentes nas lutas do povo e na busca de um Brasil democrático, justo e socialista. No Ceará os 85 anos do PCdoB estão sendo comemorad
Publicado 23/03/2007 20:52 | Editado 04/03/2020 16:37
Desde de que foi criado, em 1922, o Partido Comunista do Brasil nunca deixou de existir e completa neste Domingo, 25/03, 85 anos de lutas, desafios, conquistas e glórias.
Ano da revolução modernista, 1922, período em que se queria uma arte brasileira, inovadora e sem os controles nem amarras do tradicional e do estrangeiro. A ''Semana de Arte Moderna'' ocorreu em um ano onde se comemorava o primeiro centenário da independência e os jovens modernistas pretendiam redescobrir o Brasil das artes e quebrar todas as amarras.
É neste contexto que nasce o Partido Comunista do Brasil, numa época de insatisfação em que se buscava uma identidade brasileira. Nessas mais de oito décadas de existência o PCdoB tem sido voz altiva e presente na luta dos oprimidos e explorados de nossa terra. Onde há povo em luta, há PCdoB. De lá para cá, quem se referir à história brasileira sem mencioná-lo, ou não conhece a história ou está ocultando parte importante dela.
Essa postura guerreira fez do Partido comunista alvo da ira das elites. Em julho de 22, quatro meses após sua fundação, é posto na ilegalidade. Sua sede foi invadida e seus dirigentes presos. Militantes padeceram longos anos nas prisões. Na carne e na alma foram vítimas de torturas atrozes. Só no último período de ditadura militar, mais de uma centena de comunistas foram assassinados. Porém, o Partido jamais se intimidou, nunca renunciou ao seu papel histórico.
O PCdoB resistiu – por ter raízes na luta do povo brasileiro e por sua capacidade de elaboração crítica. Fortaleceu-se, em meio à crise, porque reafirmou o socialismo sob um estudo crítico, essa foi a base para construção de um programa socialista para o Brasil elaborado segundo a cultura de nosso povo e a realidade nacional.
O PCdoB conclama o povo a comemorar os seus 85 anos de fundação incorporando-se à luta revolucionária pela paz e contra a agressão imperialista.
Programação de aniversário em Fortaleza
Distrital Parangaba
Dia 24 – Palestra sobre a história do Partido.
Distrital Itapery
Dia 31 – Palestra sobre a reorganização do Partido no Ceará.
Distrital Messejana
Dia 22 – 6h – Panfletagem na FAE
17h – Panfletagem no Alagadiço Novo
Dia 23 – 6h – Panfletagem na Ypióca
11:30 – Colégio Liceu de Messejana
12h – Colégio Paulo Benevides
18h – Colégio Marieta Cals e Aldaci Brabosa
Dia 24 – 08h – Feira de São Cristóvão
17h – Curió
Dia 25 – 7h – Feira de Messejana
10h – Feijoada na Casa do ''Carlos da Sáude''
Distrital da Barra
Dia 23 – 19h – Palestra com Abel Rodrigues sobre a reorganização do PCdoB no Ceará
Dia 30 – 19h – Festa de confraternização
Distrital Oeste
Dia 23 – 20h – Festa no Genibaú
Dia 25 – 08h- Carreata saindo da Praça do Antônio Bezerra em direção ao Kukukaya na Pontes Vieira.
Os distritais estão distribuindo a edição especial do jornal A Classe Operária comemorativa dos 85 anos do PCdoB, que já está disponível também na sede do Comitê Municipal e do Comitê Estadual
O Comitê Estadual realizará no domingo, dia 25, uma feijoada no restaurante Kukukaya, Av. Pontes Vieira, 55, São João do Tauape.
A entrada é livre.
A feijoada é R$ 5,00 e você poderá participar de sorteios contribuindo com até R$10,00.