Edição especial de jornal amplia festa de 85 anos do PCdoB

A edição especial do A Classe Operária que circulou para marcar os 85 anos do PCdoB, comemorado no domingo (25), revelou o forte potencial do impresso como multiplicador da ideologia do partido entre os trabalhadores de indústrias e os estud

    No momento em que ousadia é a palavra de ordem para colocar o Brasil no novo ritmo de crescimento exigido pela população, os 50 mil exemplares distribuídos pela militância em Belo Horizonte, Contagem, Betim e demais cidades do estado, deram conta do recado.


 


    De acordo com o secretário estadual de Comunicação do PCdoB-MG, Richard Romano, 90% da distribuição se deu na Grande BH, onde o partido seguiu à risca uma programação intensa e previamente definida, concentrada no período de 18 a 25 de março. Dirigentes e militantes seguiram cedo para a porta das principais universidades de Minas, com ênfase para as campus Pampulha da UFMG e da PUC Coração Eucarístico e São Gabriel, todas em BH, e ainda da PUC de Betim.


 


    Operários da fábrica da Fiat e da Refinaria Gabriel Passos da Petrobrás, ambas em Betim, e da Vallourec Mannesmann, Belgo Mineira, General Eletric e Toshiba, de Contagem, também foram abordados pelos integrantes do PCdoB, demonstrando receptividade e interesse ao ganhar seus exemplares do especial do jornal A Classe Operária


 


Festa com bolo na Praça Sete 
    O presidente do comitê municipal do PCdoB-MG, Dinei Carneiro, destaca que a disposição demonstrada, no final da tarde de sexta-feira (23), pelas pessoas que passavam pela Praça Sete, ponto central de BH, ao serem abordadas pelo grupo encarregado de entregar o jornal comemorativo, já era esperada pelos socialistas.



    Ele alega que o público local, apesar bastante diversificado, se identifica muito com o PCdoB. Idosos, jovens, homens e mulheres que estavam voltando do trabalho ou indo estudar foram surpreendidos com fatias de um grande bolo de aniversário com a bandeira do PCdoB, distribuído na praça. “Ficamos das 17h às 18h30 no local e contamos com um público atento, disposto não só em experimentar um pedaço do bolo, mas também em ouvir as falas dos representantes do partido que se revezavam na espécie de tribuna fixa que existe ali”. 


 


    Parte dos exemplares da edição especial de 85 anos do PCdoB enviados para Minas tiveram como destino a distribuição na porta da Companhia Vale do Rio Doce, em Itabira, da Usiminas, no Vale do Aço, da Unileste, em Coronel Fabriciano e ainda da Cemig, Copasa e Telemar, na capital.


 


    “Enviamos cerca de três mil exemplares para Montes Claros, no Norte do estado, e 5 mil para diferentes núcleos da UJS de Minas. Não posso deixar de destacar que o impresso A Classe Operária é hoje um importante instrumento de agitação política e de contato com os universitários e trabalhadores que representam exatamente o novo público que o PCdoB visa atingir para garantir a continuidade do processo de avanço da política democrática brasileira, barrando qualquer possibilidade de retrocesso. Sua periodicidade deveria ser mensal”, conclui Richard.


 


Telma Gomes


De Belo Horizonte,