Lideranças políticas do Amazonas saúdam PCdoB na ALE-AM

Nesta terça-feira (27/03) a Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) abriu suas portas para a realização da sessão solene em alusão aos 85 anos do PCdoB. A data oficial de fundação é 25 de março, mas as festividades seguem até amanhã, quando acontec

Em seu discurso de abertura, o deputado estadual Wilson Lisboa recordou que o PCdoB  enfrentou dificuldades alvo dos representantes da classe dominante, mas continua a ser a força pela democratização em um país onde a tradição democrática política é curta. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), existem 29 partidos atuantes no Brasil.


 


Quem já esteve na trincheira sabe muito bem o que isso representou. O vice-governador do Amazonas Omar Aziz (PMN) lembrou o início de sua vida pública quando militava no PCdoB nos tempos de repressão política. “A gente pichava o muro quando o partido fazia 62 anos, porque a imprensa não noticiava por causa da clandestinidade”.


 


Nas palavras de Mário Frota (PDT), o PCdoB sempre esteve comprometido com a defesa das liberdades civis, se orgulhando de suas origens. Ele contou o episódio em que o comunista João Amazonas esteve em sua casa para formular o convite de sua adesão ao Partido. Frota não cedeu a proposta, mas ressaltou que nasceu uma amizade com os comunistas que inclusive ajudou a lançar candidatos coligados ao PMDB na década de 80.


 


Da censura pelas obras marxistas no início do século XX, a Guerrilha do Araguaia, a reação contra o nazi-fascismo, a legenda comunista tomou frente de todos os momentos importantes da política brasileira. Surge em 1922 como Partido Comunista Brasileiro (PCB), assume a sigla PCdoB em 1960, reage a clandestinidade e firmou seus propósitos para a consolidação na política partidária. “Sabemos honrar a tradição e valorizar a vanguarda. Mas não abrimos mão de nenhum símbolo, cor e filosofia.”, discursa Antonio Levino.


 


Quebrando o protocolo da casa, os militantes não deixaram de empunhar as palavras de ordem “1, 2, 3, 4, 5 mil e Viva o Partido Comunista do Brasil”. Compareceram à sessão o vice-governador Omar Aziz, o presidente estadual da legenda Antônio Levino, o vice-prefeito Mario Frota, representantes da CUT, UNE, UBM, Conam.


 


 “Parabéns ao PCdoB


Nesta data querida


Vidas ceifadas no passado


Inspiraram nossas vidas”.


Camarada Rosemilson (Distrital Centro-Sul)


 


 


De Manaus,
Cinthia Guimarães