Filme encerra Mês da Mulher na Regional Leste de BH

Os funcionários da Gerência de Manutenção da Regional Leste da Prefeitura de Belo Horizonte tiveram uma manhã diferente, nesta quinta-feira (29). A exibição do filme “Os Dois Filhos de Francisco”, com distribuição de pipoca e refrigerante, surpreendeu os

    A série de eventos promovidos pela Secretaria de Administração Regional Municipal Leste de BH, que tem Dalva Stela (PCdoB-MG) com titular, começou no dia 8, Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, a programação escolhida para viabilizar o encontro e a troca de idéias entre as servidoras sobre o tema ''A Luta das Mulheres pela Igualdade de Direitos e de Acesso ao Poder'' foi exatamente uma sessão com filmes voltados para a reflexão sobre o atual papel da mulher no mundo.


 


    No dia 16, o debate denominado A Luta da Mulher contra a Opressão e pela Igualdade de Direitos, no auditório da SARMU-L, provocou risos e lágrimas de emoção entre os participantes. O evento recebeu o nome de Café com Debate e teve como convidadas a presidente licenciada municipal do PCdoB, Gilce Cosenza, e  Dirlene Marques (PT-MG).


 


Riso e emoção


    O auditório da Regional Leste ficou lotado de homens e mulheres, sinalizando que a diferença de gêneros já não representa uma barreira para o grupo presente. Cada pessoa que esteve no local recebeu um preservativo acompanhado de um folheto do Ministério da Saúde, com dicas importantes prevenção contra as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).


 


    A apresentação do casal Rogério Gomes e Suzana Cruz, do Grupo em Ato, da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos Humanos de BH, com a performance “Nome Sagrado”, sintetizou o cotidiano de uma mulher oprimida pelo marido e sua metamorfose ao conseguir um emprego e conquistar a independência financeira e emocional. Os atores emocionaram o público, alternando passagens cômicas com cenas de tensão e tristeza.


 


    No dia 21, o encontro Visão da Mulher na Mitologia Grega, que aconteceu no Centro Cultural Alto Vera Cruz, teve como tema a reflexão sobre a condição feminina e o resgate de valores humanos, a partir da mitologia, com a orientação de Maria Luiza Hauck. O recital poético do livro “Elas, o Mundo”, do escritor Rogério Salgado, no dia 23 também compôs o calendário de atividades.


 


De Belo Horizonte,
Telma Gomes