PCdoB se prepara para uma política mais audaciosa

Audácia política, estruturação do partido e formação de quadros partidários são temas interligados, é o que defende o secretário nacional de Organização do PCdoB, Valter Sorrentino. O dirigente participou como expositor do curso para capacitação

Em sua exposição, Sorrentino disse que se descortina um quadro mais favorável às forças democráticas e populares no plano nacional e internacional e que essas alterações, objetivamente, apontam a necessidade de um ajuste tático da política do partido. Para o ano eleitoral de 2008, ele defende mais audácia no projeto eleitoral do PCdoB e o lançamento de candidaturas  majoritárias principalmente nas capitais e em grandes municípios. Assim, para ser conseqüente com uma política audaciosa o partido deve se mobilizar em torno da elaboração, desde já, dos projetos eleitorais, e ao mesmo tempo desenvolver a estrutura de quadros partidários. “A base do partido precisa ter um papel protagonista na aplicação do projeto partidário. E quem tem condições de ligar o partido com essa base são os quadros intermediários, os nossos capitães”, disse o dirigente comunista.


 


Capacitar 3 mil quadros partidários em todo o país


 


“A militância é a força para se ousar na política, com mais intervenção nos movimentos sociais e na luta de idéias. Partimos de uma condição positiva porque o partido cresceu muito e se consolidou organicamente nesses últimos anos, mas temos que dar um novo impulso e fazer ajustes”. Walter defende que é preciso buscar que novas lideranças se incorporem ao partido e que o PCdoB se consolide como um partido transformador, comunista, militante e unido.“ A principal conclusão é a de que precisamos de muitos quadros intermediários. Vamos fazer um esforço muito grande, já em 2007, para capacitar cerca de 3 mil quadros intermediários para fazer as ligações entre as orientações políticas da direção e a base militante.Queremos formar uma nova geração para o futuro da direção do partido, formada por muitos proletários, jovens e mulheres. Essa é a linha que nós adotamos.” , esclareceu Sorrentino.


 


O curso iniciado no dia 26/3 foi concluido na quarta-feira(28) e além de Valter Sorrentino contou com as  participações como facilitadores dos dirigentes Milton Barbosa e Davidson Magalhães, do secretariado do partido na Bahia.