Governador Jackson Lago (PDT/ MA) participa de aniversário do PCdoB
O governador Jackson Lago (PDT/ MA) participou das comemorações pelos 85 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no Maranhão. O evento aconteceu no Teatro Alcione Nazaré, centro histórico de São Luís.
Publicado 30/03/2007 16:03 | Editado 04/03/2020 16:48
“Sinto-me honrado em participar desta festa em homenagem a um partido que tem uma história de lutas no país. Todos os dirigentes e militantes estão de parabéns”, disse. O ato contou com a presença do secretário nacional de organização da sigla, Walter Sorrentino.
Jackson Lago disse que o PCdoB, que faz parte da base de apoio ao governo, é hoje parceiro na consolidação da democracia no Maranhão, depois de uma luta que durou 40 anos. “Quero a ajuda de vocês para fazer um governo mais democrático e popular. Já criamos secretarias como a da Mulher, da Igualdade Racial, da Juventude e da Segurança Cidadã, que aproximam o governo das comunidades”, afirmou o governador ao frisar que essas ações têm a marca do desenvolvimento social.
“Nossa intenção é mostrar a força deste governo, que o povo instalou no Maranhão. Isso é democracia. Queremos um governo popular e sei que esses são também ideais do PCdoB”, enfatizou o governador aos militantes comunistas que lotaram o Teatro Alcione Nazaré.
O secretário de Direitos Humanos, Sálvio Dino, que assinou ficha de filiação no PCdoB, reiterou as palavras do governador e disse que o governo do estado, assim como a gestão do presidente Lula, trabalha em respeito às instituições democráticas. “O governo do Maranhão está evoluindo para um desenvolvimento voltado para o povo e não para as classes dominantes, privilegiando a agricultura, a educação, a saúde e a valorização das nossas raízes culturais”, frisou.
Sálvio Dino disse que não tem dúvidas de que Jackson Lago fará o governo mais progressista da história do Maranhão e destacou a iniciativa inédita de criar uma secretaria voltada para os direitos humanos. “É fácil notar, pelas ações deste governo, que ele é mais cidadão, é mais povo”, disse o secretário.
Novas filiações
Durante o ato, cerca de 20 lideranças de variadas áreas de atuação se filiaram ao partido. Nas últimas eleições, o PC do B maranhense conseguiu uma expressiva vitória ao eleger o deputado federal Flávio Dino, o primeiro eleito pela legenda no Maranhão. Antes, em 1982, ainda na clandestinidade e atuando no interior do PMDB, o partido conseguiu uma vaga de deputado estadual ao eleger o jornalista Luiz Pedro.
Para o deputado Flávio Dino, “O PC do B tem muito a festejar, com o crescimento de suas fileiras e a ampliação de sua influência na sociedade”. Ele aponta como uma das responsabilidades do partido no momento presente “contribuir com o grande esforço que deve ser feito para tirar o Maranhão do estágio econômico e social em que se encontra”, numa referência à posição de apoio do partido ao governo Jackson Lago.