Igreja Ortodoxa quer tirar nome de Lênin de locais russos

O nome de Vladímir Ilitch Uliânov, o Lênin, revolucionário e fundador da União Soviética, deve desaparecer da toponomástica de Moscou. Eis a última proposta da Igreja Ortodoxa russa – que quer rebatizar ruas, praças e estações até agora dedicadas a ele e

O motivo, altamente reacionário, é de purificação. Segundo a Igreja Ortodoxa, a medida é a forma de se proceder a um ''saneamento espiritual'', explicou o arcipreste Vladimir Siloviev, diretor do departamento editorial do Patriarcado de Moscou ao jornal Izvestia.


 


No mapa da Igreja Ortodoxa, figura uma dezena de avenidas, ruas e vielas intituladas Lênin, sem contar uma estação de metrô e uma estação de trem da linha que liga Moscou a São Petersburgo.


 


Lênin não pode, diz a igreja – mas nada de ressalvas com o czar Nicolau I. Tanto que os ortodoxos propõem que a estação volte a se chamar Nikolaievski, em homenagem ao czar, que agilizou a sua construção.


 


''Por que não existe mais a cidade de Leningrado e ainda existe uma estação de trem dedicada a Lênin?'', pergunta o arcipreste, que sugere tirar também dali a estrela vermelha que vigorou até agora. ''Não queremos reescrever a história, mas voltar aos antigos nomes pré-revolucionários'', sublinhou, com alguma contradição.


 


Para o parlamento da capital, trata-se de ''uma decisão prematura''. Mesmo contando com a disposição de boa parte dos deputados, o parlamento deixa claro que, no mínimo, ''é necessário esperar um pouco'', explicou Mikhail Moskvin-Tarkhanov, um dos seus membros.


 


Segundo Mikhail, muitos moscovitas não estão de acordo com a mudança, pois consideram que a revolução comunista foi um pedaço da história do país – e a opinião popular deve ser considerada.