Mais de 10 mil protestam em Paris contra Sarkozy

Milhares de pessoas protestaram neste sábado (31) em Paris pedindo a regularização dos imigrantes ilegais e contra a política do ex-ministro do Interior Nicolas Sarkozy, candidato conservador ao Palácio do Eliseu. Segundo informações da Polícia, 2.700 pes

A manifestação partiu da praça de Estalingrado e terminou no parque de La Villette, e tinha como objetivo denunciar ''todas as discriminações''.


 


Convocada por diversos grupos, a manifestação aconteceu sem incidentes e com uma grande participação de famílias e professores.


 


Os incidentes ocorridos na frente de uma escola pública de Paris, onde foram registrados confrontos entre pais de alunos e policiais que prenderam um imigrante ilegal chinês que foi buscar os netos no colégio, geraram mal-estar e polêmica em setores de esquerda da França.


 


Esse incidente, junto com os conflitos ocorridos esta semana na estação do Norte da capital francesa entre jovens e agentes oficiais, pautou a imigração e a insegurança como principais temas do debate eleitoral, a três semanas do primeiro turno do pleito presidencial.


 


Quase a metade dos franceses (45%) acha que a insegurança na França aumentou nos últimos cinco anos, enquanto 40% dizem que não mudou e 15% afirmam que diminuiu, de acordo com uma pesquisa do instituto Ifop que será publicada no dia 1º de abril pelo semanário ''Le Journal du Dimanche''.


 


Enquanto isso, 43% dos entrevistados acreditam que Sarkozy é o candidato ao Palácio do Eliseu mais apto a garantir a segurança das pessoas e dos bens, contra 15% que acham que Royal se sairia melhor e 14% que apostam em Bayrou.