Paz com Palestina só em 5 anos, diz Olmert

O premier israelense, Ehud Olmert, considerou que chegar a um acordo de paz na região só é possível em cinco anos e disse que “é preciso aproveitar as novas condições de diálogo”, segundo a mídia israelense.

Olmert, em uma entrevista dada ao jornal Yediot Ahronot, disse que existem “possibilidades concretas” para esses acordos.


 



“Estou convencido que existe uma possibilidade concreta para que nos próximos cinco anos Israel alcance acordos de paz com seus inimigos”, disse o primeiro-ministro.


 


“Acontecem coisas que não aconteciam no passado. Devemos aproveitar esta ocasião com sabedoria e responsabilidade”, acrescentou.


 


Olmert disse que “a cúpula da Liga Árabe em Riad é o inicio de um processo de diálogo com o presidente palestino Mahmud Abbas continuo e sistemático”.


 


“Acredito que os palestinos chegarão a verdade mais rápido do que pensamos. Eles deverão decidir. Se a comunidade internacional continua com essa conduta, a decisão dos palestinos será na direção de um acordo”.


 


Olmert não indicou nenhuma mudança em relação à política de opressão sistemática contra o povo palestino, nem comentou a respeito de desocupação de territórios invadidos por israelenses ao longo das últimas 6 décadas.