Dia histórico para a retomada do patrimônio estudantil capixaba
Prefeito de Vitória assina ordem de serviço para reforma de ginásio da Casa do Estudante. Representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos fala em projeto para patrimônio da UEE.
Publicado 31/03/2007 20:22 | Editado 04/03/2020 16:43
A manhã deste sábado (31) entra pra história do movimento estudantil capixaba. O prefeito João Coser (PT) assinou a Ordem de Serviço 1º 01/2007 para início das obras de reforma do Ginásio Governador Jones dos Santos Neves, patrimônio da Casa do Estudante Capixaba, tomado pela ditadura militar e devolvido por meio de emenda à Constituição Estadual de 1989.
O ato contou com a presença de várias autoridades, entre representantes da Câmara de Vereadores, da Assembléia Legislativa e da sociedade civil organizada. Quem também esteve no evento foi o Sub-Secretário Nacional de Direitos Humanos, Perly Cipriano (foto). Em sua fala, ele disse que também foi co-participe da luta estudantil, e que estava iniciando naquele momento as conversas entre a Secretaria Nacional, a Prefeitura e os estudantes para a reconstrução do Prédio da União Estadual dos Estudantes, no Centro de Vitória, tomado por decreto do Governo Federal também em 1964.
O Presidente da Casa do Estudante, militante da União da Juventude Socialista, Leonardo Lopes, lembrou que este é um dia especial para todos os estudantes, e não só para os capixabas. Segundo ele, “no mesmo momento acontecia um Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE no histórico terreno da Praia do Flamengo (RJ) que está sob ocupação dos estudantes desde a Bienal da entidade, em fevereiro” disse. Leonardo lembrou que a luta pela retomada e a reforma é antiga e passou por várias gerações do ME. A ex – presidente da União Municipal dos Estudantes, Renata (Pandora) compareceu ao evento e foi uma das mais emocionadas ao entrar no prédio abandonado.
“Tomamos muita porrada da polícia quando reocupamos nosso ginásio,”comentava.
Histórico
O Ginásio Governador Jones dos Santos Neves foi doado aos estudantes em 1953. Em 1964 foi tomado pela ditadura militar. Depois de virar patrimônio da Universidade Federal do Espírito Santo e do Governo do Estado, o prédio foi devolvido depois de muita luta, em 1989. A emenda da Constituição Estadual que devolve o Ginásio foi apresentada pelo então deputado comunista João Martins e assinada pelos deputados João Coser (hoje prefeito da capital) e Paulo Hartung (hoje Governador do Espírito Santo). Após várias tentativas, os estudantes reorganizaram a Casa do Estudante Capixaba em 2002 e reiniciaram as conversas com o poder público. O entendimento se deu com a Prefeitura de Vitória e em janeiro de 2006 foi firmado um comodato com a prefeitura, com acordo de uso comum do espaço. Na ocasião , esteve em Vitória o hoje Ministro dos Esportes, Orlando Silva. A previsão é de que as obras terminem em 1 ano.
De Vitória,
Marcelo Zumerle