Bachelet acusa “distorção” da mídia mundial contra o Chile

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, mostrou nesta quinta-feira (5) estar preocupada de que a imprensa internacional “possa dar uma imagem desvirtuada” de seu país. Bachelet afirmou que o Chile “não é corrupto” – e que grupos minoritários estiveram e

“Ontem, na CNN, saiu como uma grande notícia os incidentes no centro de Santiago”, declarou Bachelet à rádio Cooperativa. “Era um grupo pequeno de estudantes, a grande maioria menores de idade. Aqui havia 16 milhões de chilenos trabalhando em uma vida normal.”


 


Segundo a presidente, “francamente mostrar uma situação absolutamente isolada como símbolo do que está acontecendo no Chile me parece extraordinariamente pouco representativo do que é nosso país”. Bachelet ressalvou: “Isso não quer dizer que (os incidentes) não tenham acontecido, mas eles não representam o que está se passando nesse país que está se desenvolvendo e em que as pessoas estão trabalhando”, acrescentou.


 


Sem comentário


 


Ela não quis comentar um artigo do jornal The New York Times que falava de corrupção no Chile e de caos no sistema de transportes. Nem outro do The Economist que indicou que o novo ministro da Presidência, José Antonio Viera-Gallo, tem a experiência política e o peso intelectual dos quais Bachelet carece.


 


“Não vou fazer comentários sobre artigos que possam ter sido feitos por uma pessoa sobre a base da informação que ela tenha tido. Não cabe a mim comentar a imprensa internacional. O que mais me preocupa é que se possa dar uma imagem desvirtuada do que é o nosso país”, afirmou.


 


O que não é o Chile


 


Sobre os casos de corrupção, Bachelet admitiu que “houve escândalos, mas as pessoas estão na justiça e as medidas necessárias estão sendo tomadas”. Ela recordou que no final de 2006 enviou ao parlamento “o projeto mais ambicioso de uma agenda de transparência, pela probidade e pela elevação da qualidade da política”.


 


“As medidas estão sendo tomadas. Estamos falando de fatos bastante isolados. Este país não é um país corrupto”, assegurou. “Eu lamento que muitas vezes por diferentes razões não se mostre a imagem do país em sua totalidade, apenas se exacerba a imagem de alguns aspectos que não me parecem muito bons e que são lamentáveis, mas sem dúvida não representam o que é o Chile”, concluiu.