Brasileiro é preso na Colômbia acusado de pertencer às Farc

Um brasileiro suspeito de ser membro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi detido nesta quarta-feira (4/4) pela polícia em uma cidade na zona de selva do leste da Colômbia.

A captura de Michael Cuello Souza, conhecido como Isauro, aconteceu em Inirida, capital do departamento de Guainia, na fronteira com a Venezuela e 700 quilômetros a leste de Bogotá.



De acordo com as autoridades militares e policiais, o brasileiro se incorporou às Farc em 2000. Ele tem uma ordem de captura por rebelião. Segundo informações da inteligência das Forças Armadas, Souza participou em 2001 de um ataque contra uma base militar no departamento de Putumayo, em que morreram 37 militares.



Além disso, ele teria participado com traje camuflado e armado com um fuzil das negociações de paz que o governo do ex-presidente Andrés Pastrana manteve com as Farc.



As autoridades militares e policiais entregaram fotos nas quais se observa o brasileiro uniformizado e armado no território que serviu de sede às negociações de paz, que falharam em 2002.



A Colômbia enfrenta um violento conflito interno de mais de quatro décadas e que custa milhares de vidas ao ano. As Farc já haviam dito no passado que entre seus 17 mil combatentes havia vários estrangeiros, mas não revelou números nem as nacionalidades.