Bolívia: Evo passa bem após cirurgia, diz vice-presidente

O presidente da Bolívia, Evo Morales, permanece em repouso por recomendação médica após a cirurgia de pálpebra a que foi submetido, mas está “bem”, informou nesta sexta-feira (6) o vice-presidente Álvaro García Linera. Evo foi operado na quinta e permanec

Ainda não se revelou com exatidão a doença que o atingiu nem o tipo de cirurgia a que foi submetido. García Linera afirmou que os médicos examinaram hoje o presidente e “aconselharam umas horas a mais” de repouso. Devido a isso, Evo provavelmente não participará da procissão do Santo Sepulcro da Semana Santa, prevista para esta tarde.


 


O vice-presidente esclareceu que Evo “está bem”, mas “ainda tem que se recuperar da operação”, realizada em um Centro Oftalmológico da cidade de El Alto, próxima a La Paz, após se submeter a uma revisão médica.


 


García Linera garantiu que Evo retomará sua agenda no sábado, quando presidirá uma reunião do Conselho de Ministros e a cúpula de seu partido, o Movimento Ao Socialismo (MAS). Fontes do Palácio de Governo disseram que a análise médica completa realizada em Evo teve como objetivo preservar a intensa atividade que realiza diariamente, da madrugada até a meia-noite.


 


O presidente boliviano deve visitar na próxima semana os departamentos de Pando e Beni – ambos governados por opositores a seu governo. Nas duas localidades, devem ser realizadas as últimas reuniões regionais da Assembléia Constituinte. No dia 16, Evo viajará à ilha Margarita , na Venezuela, para assistir à 1ª Cúpula Energética Sul-Americana.