Campinas terá novo jornal

Hegemônica na mídia impressa de Campinas, com a publicação três jornais na cidade, dois na região e uma revista, a Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) aposta em um novo nicho de mercado e lança, no dia 16, o Notícia Já, um jornal que será distribuído em

A elevação do poder de compra das classes B-, C, D – resultante dos programas sociais do governo – é um dos motivos que levam a RAC a lançar o novo jornal. A aposta nesse nicho está assentada em uma linha editorial focada na prestação de serviço e vendas diretas ao leitor que – aliada ao preço acessível (R$ 0,50) – tentará conquistar um público dito popular. A RAC já publica os jornais Correio Popular e Diário do Povo (diários), a Gazeta do Cambuí (que circula as sextas-feiras), as Gazetas de Piracicaba e de Ribeirão (que circulam as terças, quintas e sábados) e a revista semanal Metrópole.


 


 


O motivo econômico para o novo empreendimento é a detecção, pela Rede, da expansão dos jornais populares brasileiros, cuja participação no mercado de jornais cresceu 13% entre 2005 e 2006. Esse crescimento foi capaz de reverter a estagnação na venda de jornais, segmento ainda dominado pelos veículos de referência – como os já editados pelo grupo. Em entrevista à jornalista Vilma Gasques, do Correio Popular, o editor do Notícia Já, Luís César de Souza Pinto afirma que tal modelo já é sucesso no Brasil e que espera que ''aqui o sucesso também se repita''.


 


 


O novo jornal terá formato tablóide; com muitas fotos. Circulará de segunda a sábado, com tiragem inicial de 50.000 exemplares. Será distribuído nos municípios de Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara d'Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo – todas da Região Metropolitana de Campinas. A estratégia de vendas inclui 350 bancas de jornal, 350 pontos comerciais e 120 gazeteiros. Para atingir um público estimado em 812.000 leitores, a Rede investiu em equipamentos e contratou 120 profissionais de Campinas e região.


 


 


De Campinas,


Agildo Nogueira Jr., com informações do jornal Correio Popular.