Prefeitos querem liberação de recursos para saúde, educação e saneamento

Mais de cem prefeitos cearenses estarão reunidos com a bancada federal nesta terça-feira, em Brasília, para debater as reivindicações dos muncípios do Estado, principalmente a liberação de recursos.

A bancada cearense no Congresso Nacional, coordenada pelo senador Inácio Arruda, estará reunida nessa terça-feira (10), com cerca de 100 gestores cearenses que foram a Brasília participar da 10ª Marcha de Prefeitos. A reunião está marcada para as 18 horas, na Ala Senador Nilo Coelho, Plenário 6 do Senado Federal. Os prefeitos vão pedir o apoio dos parlamentares para a liberação de recursos destinados a projetos de desenvolvimento regional, como construção de aterro sanitário, aplicação de hospitais regionais e melhoria no transporte escolar dos municípios.


 


           
Estão sendo esperados em Brasília,de terça a quinta-feira, mais de três mil prefeitos de todo o Brasil que querem discutir e apresentar uma série de reivindicações dos municípios ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e ao Congresso Nacional. Na agenda, encontros com os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, e do Senado, Renan Calheiros.


 


Os prefeitos vão entregar uma carta com algumas reivindicações, entre elas a aprovação do texto da mini-reforma tributária e a adequação do texto da Proposta de Emenda à Constituição do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) para evitar prejuízos financeiros aos municípios. Eles vão pedir também o aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios.


 


Centenas de vereadores também estarão Brasília participando do 2º Fórum Nacional de Vereadores, evento paralelo à Marcha dos Prefeitos, programado para quarta-feira (11). 


 


De Fortaleza, Emilia Augusta