Venezuela: Chávez estuda nacionalizar clínicas médicas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta segunda-feira (9) que estuda a possibilidade de nacionalizar algumas clínicas médicas do país, por seguirem aumentando seus preços de forma descontrolada.

O comentário do presidente ocorreu após a análise do informe do Banco Central da Venezuela, segundo o qual a inflação no país em março foi negativa (- 0,7%).



“Se as clínicas privadas seguem especulando e incrementando preços, terão que regulá-los. Assim como fizemos com os frigoríficos, as clínicas privadas que não cumprirem a regulamentação de preços poderão ser estatizadas”, disse Chávez.



Total desacordo
Durante uma reunião com membros de seu governo, o presidente comemorou o resultado da inflação de março, mas deixou claro seu descontentamento em relação a algumas áreas da saúde e educação, onde os custos para a população mais simples continuam alto e, em alguns casos, seguem em ritmo de crescimento.



“Isso chama minha atenção porque seguimos inaugurando centros de alta tecnologia e distribuindo toneladas e toneladas de medicamentos gratuitos, assim como atenção médica gratuita até mesmo para setores da classe média”, comentou Chávez. “E, mesmo assim, algumas instituições privadas incrementam seus custos, suas matrículas, seus cursos”, completou.



Diante disso, Chávez deixou mais uma vez claro qual o papel a ser exercido pelo Estado. “Temos que proteger os venezuelanos e prover a eles uma boa qualidade visa, sem importar qual é a sua classe social”.