Bush promete vetar lei pró-células-tronco

A Casa Branca prometeu nesta terça-feira (10) vetar uma nova tentativa de derrubar as restrições do presidente dos EUA, George W. Bush, sobre financiamento para pesquisa de células-tronco, enquanto o Senado começa a considerar o projeto de lei bipartidári

Enquanto o Senado, liderado por democratas, parece certo em aprovar a lei na quarta-feira, não se pode prever se os apoiadores da proposta obteriam a necessária maioria de dois terços para superar o veto.
 


O projeto de lei, uma promessa da campanha democrata de 2006, expandirá o financiamento federal para pesquisa de células embriônicas humanas, derrubando as restrições impostas por Bush em 2001. No primeiro e único veto de sua presidência, Bush rejeitou uma medida similar ano passado.
 


O debate é emocionalmente carregado. Defensores classificam a pesquisa de células-tronco como a principal esperança para potenciais curas para doenças como Alzheimer, diabetes e lesões na espinha dorsal. Mas o teste exige a destruição de embriões novos, o que oponentes classificam como imoral.



O senador Tom Harkin, do Partido Democrata de Iowa, principal patrocionador da proposta acredita que “é hora de dar esperança para milhões e expandir pesquisa de células-tronco”.
 


Células-tronco são um tipo de célula-mestre para o corpo, capazes de se transformar em vários tipos de tecido e células. As tiradas de embriões são ainda mais maleáveis. Cientistas esperam usar as células para reparar tecidos danificados por doenças ou lesões.