Força Nacional está à disposição do Rio, diz Lula

 Se for solicitada oficialmente pelo governador fluminense Sérgio Cabral, “as Forças Armadas e as Forças de Segurança Nacional estarão à sua disposição”, garantiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Para a gente poder fazer com que as Forças Arm

Na segunda, Cabral anunciou que vai aproveitar a visita de Lula, para pedir a presença de tropas do Exército nas ruas da cidade. Antes da declaração do presidente, o ministro da Justiça, Tarso Genro, havia descartado a possibilidade de usar o Exército no Rio. “As Forças Armadas só devem ser usadas em casos excepcionais, e são treinadas para outro tipo de ação”, avaliou Tarso.


 


“Tudo o que puder fazer para ajudar aos Estados, nós vamos fazer”, afirmou Lula, em entrevista coletiva à imprensa, após discursar na cerimônia de abertura da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec).


 


“Chegamos num momento em que ninguém deve ficar procurando saber de quem é a culpa, ou seja, essa criança é de todos nós. Há uma violência e nós precisamos cuidar dela, do prefeito ao Presidente da República. Todos nós temos de ter responsabilidade”, disse Lula.


 


Na conversa com os jornalistas, o presidente também disse estar “convencido” de que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) “vai ser o primeiro programa de investimentos públicos na área de infra-estrutura que vai dar certo”.


 


“O que falta fazer no PAC? Faltam aprovar algumas coisas no Congresso Nacional, algumas obras que temos de preparar licenciamento prévio e algumas obras que precisamos trabalhar para que, quando começar, não parem no meio do caminho”, afirmou.


 


Fonte: Agência Brasil