Chávez: Fidel, “recuperado”, retomou “boa parte” do governo

O presidente cubano, Fidel Castro, “está quase totalmente recuperado, dedicado a estudar” e “a esta altura retomou boa parte das funções de governo, claro que não formalmente”, anunciou nesta sexta-feira Hugo Chávez. O presidente da Venezuela, que falava

“Suas próprias notas, sua voz pelo telefone e outros detalhes indicam que há uma franca recuperação em sua saúde, mas não posso acrescentar mais nada”, disse Chávez, ao responder uma pergunta sobre quando Fidel voltará a assumir oficialmente o comando de Cuba. Ele citou uma mensagem por escrito de seu aliado e amigo, que lhe chegou na véspera.



“Houve momentos nos quais (Fidel) delegou totalmente as funções de governo, mas, a esta altura, retomou grande parte dos trabalhos”, disse Chávez aos correspondentes estrangeiros.



“Ontem à noite recebi uma mensagem escrita de Fidel”, disse Chávez, que afirmou que se transformou, sem querer, no confidente do líder cubano e depositário da informação, “com riqueza de detalhes, do problema que esteve passando”.



Fidel esteve acompanhando o “mercado petroleiro, as trocas comerciais com a Venezuela, o caso Posada Carriles, as ameaças que continuam contra Cuba e Venezuela”, disse o presidente.



O presidente de Cuba delegou provisoriamente o poder ao vice Raúl Castro, seu irmão, em 31 de julho passado. Na ocasião, grupos contra-revolucionários de Miami chegaram a destejar nas ruas a suposta morte de seu maior inimigo. Desde então, a mídia internacional noticiou por várias vezes a morte iminente de Fidel, que completou 80 anos em agosto. Os sites cubanos não reproduziram os comentários de Hugo Chávez.



Da redação, com agências