Manaus Solidária: Estudantes arrecadam alimentos nas escolas

Os estudantes que participam do Comitê Popular de Solidariedade percorreram escolas e ruas do Centro da cidade para divulgar as ações de coleta do movimento Manaus Solidária. A iniciativa reúne as secretarias municipais, políticos, artistas, empresário

O comitê passou a integrar as ações do Manaus Solidária há dois dias e ampliou a visita às escolas com a disponibilidade de um carro cedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc). “Trabalhamos inicialmente com 11 postos de coleta, mas pudemos aumentar o número de colégios em que estivemos. Nos locais onde não temos líderes, comunicamos que há um posto na Praça do Congresso”, informou Renan Alencar, vice-presidente Norte da União Nacional dos Estudantes, UNE.


 


Um dos pontos visitados pelos estudantes é a Escola Estadual Antenor Sarmento. Lá, a liderança escolheu o João Victor Robles, de 12 anos, como um dos símbolos do movimento. Victor visitou as salas com uma mensagem objetiva. “Todo mundo pode ajudar, basta dar um pouco do que tem e a ajuda vai ser muito grande. Por isso estamos pedindo um quilo de alimento não perecível, roupas usadas, qualquer coisa que possa ser trazida para a escola”, anunciou Victor. 


 


Além de aumentar o potencial de doações e conscientizar os jovens, os estudantes acreditam que a campanha fortalece o movimento estudantil. “Estamos despertando uma nova consciência, exercitando nossa cidadania. Não adianta esperar que o poder público faça tudo, precisamos assumir a nossa parte da construção de uma sociedade melhor”, afirmou Ian Evanovick, diretor da União Municipal do Estudantes Secundaristas, UMES.


A mobilização teve a participação de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Municipal dos Estudantes (UMES), Juventude Socialista Brasileira (JSB) e União da Juventude Socialista (UJS). Hoje, os voluntários do Manaus Solidária participam de uma caminhada que sairá da Praça de Alimentação do Dom Pedro e vai percorrer as ruas do bairro.
 
Alguns postos de coleta
 
Escolas:
Instituto de Educação do Amazonas – IEA
Escola Estadual Dom Pedro II
Escola Estadual Francisco Albuquerque
Escola Estadual José Bernardo Lindoso
Escola Estadual Dom Milton
Cefet
La Salle
Dom Bosco
 
Universidades:
ICHL da Ufam
Normal Superior – UEA
Escola Superior de Tecnologia (EST-UEA)
Escola Superior de Saúde (ESA-UEA)
Escola de Ciências Sociais (ESO-UEA)
Escola de Artes e Teatro (EAT-UEA)
 
Centros Municipais de Esporte e Lazer


 


 


De Manaus,


Alethéa Morel