Montes Claros: 300 anos de história

Montes Claros completou ontem, dia 12 de abril, segundo os registros históricos mais confiáveis, trezentos anos de fundação.

           Embora a maioria da população venha recebendo a informação de que, no próximo dia 3 de julho, a cidade irá completar 150 anos, essa pequena confusão é fácil de ser compreendida.


 


         O próprio brasão do município registra as duas datas: 1707 e 1857. A primeira delas se refere à efetiva fundação da povoação, o princípio do núcleo urbano a partir do qual a futura cidade se desenvolveu. Já a segunda, cento e cinquenta anos depois, refere-se à elevação da vila à condição de município, algo assim como uma certidão de nascimento com valor jurídico obtida um século e meio depois da real data da fundação do núcleo urbano originário.


 


         Assim, neste ano de 2007, Montes Claros terá direito a dois aniversários marcantes. O Mandato Popular Lipa Xavier e o PCdoB saúdam, em primeiro lugar, a data real de 12 de abril de 1757, e registra a sua homenagem aos pioneiros desbravadores do sertão que lançaram as bases da moderna e progressista Montes Claros dos dias de hoje.


   


 


Fonte: mandato Lipa Xavier