Motoboys lançam campanha de conscientização no trânsito
Visando reduzir o número de acidentes envolvendo os motociclistas da capital, a Associação dos Motoboys de Minas Gerais promove, a partir desta quinta-feira, a campanha de conscientização ''Sobre duas rodas há uma vida''.
Publicado 13/04/2007 14:06 | Editado 04/03/2020 16:52
Até o início de junho, serão distribuídos 35 mil adesivos com a frase tema da campanha e 35 mil copos de água. Ambos serão entregues nos semáforos dos principais cruzamentos de Belo Horizonte. De acordo com os idealizadores, a iniciativa visa também criar uma relação de respeito entre motoqueiros e condutores dos demais veículos.
Nesta quinta, os adesivos e copos de água começaram a ser distribuídos às 10h, no cruzamento da avenida Afonso Pena com rua da Bahia, no Centro. Sexta-feira, a campanha acontecerá a partir das 10h, no estacionamento de motos da rua Goiás, em frente a agência dos correios, também no Centro.
Segundo o presidente da Associações dos Motoboys, Lídio Fernandes Costa, a conscientização precisa começar pelos próprios motociclistas. ''30% dos acidentes envolvendo os motoboys acontecem com meninos de 18 a 20 anos, que compram a moto para trabalhar a saem como 'loucos' pela cidade. A pressão dos patrões é muito grande e isso acaba se refletindo na postura dos motoboys. Sempre recomendamos a utilização de capacete afivelado, respeito ao sinal vermelho e faixa de pedestres. Tudo isso reduz os acidentes. O ideal seria que todos os motoqueiros fossem obrigados a passar por um novo curso de direção defensiva antes de começarem a trabalhar'', disse Lídio, que explicou também que esse tipo de campanha já existe desde 99 em diversos estados brasileiros.
Lídio, no entanto, se queixou da falta de respeito dos demais motoristas com os motoboy. ''Com a campanha, queremos criar um clima favorável entre todos os motoristas. Ainda existe uma má vontade com os motoboys e isso prejudica a todos'', frisou.
Fonte: Portal Uai