Sem categoria

PCdoB presente em mais três cidades do Rio Grande do Sul

Nas cidades de Sertão, Erebango e Pontão estão sendo constituídos comitês provisórios do PCdoB. O trabalho de estruturação na região vem dando bons resultados e poderá atingir cerca de 40 cidades. O Comitê de Passo Fundo vem puxando esta movimentação r


Em Erebango o contato surgiu durante a eleição de 2006 com estudantes daquela cidade que cursam o ensino superior na Universidade de Passo Fundo (UPF). Inicialmente eles realizaram a campanha das candidaturas comunistas e após as eleições deram início ao trabalho partidário.


 


A cidade possui uma população de 2.886 habitantes, dos quais 2.364 são eleitores e tem como prefeito Volmar José Tomelero (PMDB).  A militância é formada basicamente pela juventude, sobretudo estudantes da UPF e da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Erechim. Na cidade já foi realizado um Curso Básico em Vídeo e a distribuição de panfletos sobre o PCdoB, bem como o jornal A Classe Operária. A comunidade local tem visto com entusiasmo o surgimento de um partido composto por caras novas. “Já estamos sendo reconhecidos pelo trabalho político realizado fora do período eleitoral”, afirmou o presidente da comissão provisória Daniel Allan Pokojeski.


 


Em Sertão, teve início o trabalho de filiações e o PCdoB deve ocupar espaço no campo da esquerda composto sobretudo por jovens. A militância vem construído um debate sobre a realidade da juventude e sobre políticas públicas para este segmento que não encontra hoje alternativas de emprego, cultura e lazer. Para Renato Della Vechia, membro da Comissão Provisória, o partido vai ser a alternativa para juventude da cidade. A administração municipal hoje é chefiada pelo prefeito Aldemir Sachet (PP), que foi eleito com 3.038 votos dos 5.721 eleitores.


 


Em Pontão, cidade que compreende a Fazenda Anoni e Encruzilhada Natalino, berço do MST, com grande tradição de lutas pela terra, o PCdoB surge para reforçar o campo da esquerda. A cidade é administrada pelo PT a três gestões, e se constitui como referência no interior do estado. Possui uma população estimada de 3.491 habitantes dos quais 2.916 são eleitores.


 


A formação do partido em Pontão será por uma militância de esquerda, mas que apesar de não ser filiada ao PT, tradicionalmente apoiava suas candidaturas. O PCdoB deverá se integrar à base de apoio do prefeito Zambiasi, sem condicionamentos de espaços na atual gestão. “Em breve podemos ter filiações de peso político na cidade”, afirma o presidente da Comissão provisória Tiago Jorgens.


 


Para o vereador do PCdoB de Passo Fundo e membro da Comite Estadual, Juliano Roso, o PCdoB vive uma fase de grande prestígio pela sua coerência e combatividade sendo que este momento deve ser aproveitado para estruturação partidária.


 


  
Da redação local,
com informações do gabinete do vereador Juliano Roso