Tânia Soares participa de reunião com comissão de desempregados e prefeito
A deputada Tânia Soares (PCdoB-SE) participou hoje, segunda-feira, de uma reunião realizada entre o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB-SE) e representantes da Associação dos Desempregados de Sergipe (Asdese). A parlamentar, que acompanha as atividades da As
Publicado 16/04/2007 19:29 | Editado 04/03/2020 17:21
Na reunião ficou acordado que a Prefeitura de Aracaju vai contribuir de três maneiras para a resolução dos problemas enfrentados pela categoria. A primeira diz respeito a uma reivindicação dos desempregados, que é a aprovação da lei municipal que os isenta do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos promovidos pelo município de Aracaju.
“Edvaldo irá regulamentar num prazo máximo de 60 dias a lei. Além disso, o prefeito sugeriu o estabelecimento de um convênio entre a Asdese e a Fundação Municipal de Trabalho (Fundat)”, fala a comunista. O prefeito anunciou que “uma parcela das vagas dos cursos oferecidos pela Fundat será reservada à Associação, que deverá indicar os nomes dos que vão participar das aulas”. Segundo ele, o objetivo do convênio é garantir a qualificação dos desempregados para que eles tenham mais chances de ingressar no mercado de trabalho.
Também ficou acertado que o prefeito vai estudar a possibilidade de ajudar os desempregados na criação da sede da Asdese. “Com relação a isso não há nada definitivo, mas o importante é que o primeiro passo foi dado e que tivemos sucesso em nossa audiência com o prefeito. Ele se mostrou muito sensível e interessado em nos ajudar”, disse o presidente da Associação, Alessandro Santos. Tânia também ficou satisfeita com os resultados. “Na reunião de hoje, o prefeito Edvaldo Nogueira buscou minimizar algumas situações, mas esses problemas passam por questões federativas, relacionadas às políticas públicas”, comenta a deputada Tânia.
Com relação às outras duas reivindicações dos desempregados – a aprovação da lei do passe livre e da reserva de vagas para desempregados em empresas de Aracaju –, o prefeito Edvaldo Nogueira explicou que ambas são inconstitucionais, uma vez que geram gastos e legislam sobre espaços privados. “Mostrei a eles o que não dá pra ser feito por questões legais, mas deixei claro que o que eu vou fazer o possível para atender os desempregados”, assegurou Edvaldo Nogueira.
Segundo a parlamentar, as discussões apresentadas durante o encontro serão levadas à Assembléia para que os interesses dos desempregados sejam atendidos, levando-se em consideração as condições do Executivo e o conteúdo da Legislação. O deputado Gilmar Carvalho (PSB-SE) também participou da reunião.