Lula Morais diz que redução na tarifa de energia poderia ser maior

O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou hoje (18/04), durante pronunciamento na Assembléia Legislativa, que a redução na tarifa de energia proposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o Ceará poderia ser maior.

A Aneel está propondo uma redução de 6,67% na tarifa cobrada pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) ao consumidor cearense, mas o deputado disse que essa redução deveria ser de 21%.


 


Lula Morais explicou que, durante audiência pública realizada pela Aneel em Fortaleza, no dia 3 de abril, foi demonstrado aos representantes da Aneel que, se for levado em conta o superfaturamento da energia térmica distribuída pela Coelce, essa redução chegaria a 21%. O deputado explicou que a energia térmica é repassada para a Coelce distribuir através da empresa Térmica Fortaleza, pertencente ao mesmo grupo que é proprietário da Coelce. Isso faz com que a Coelce compre essa energia por um determinado valor e a repasse aos consumidores por um outro valor, equivalente a “duas ou três vezes o valor de mercado”.



       
Para Lula Morais, se a Aneel confirmar a redução de apenas 6,67% “estará fazendo ouvido de mercador com as considerações feitas na audiência pública, tanto por representantes dos empresários, quanto por deputados e por outras entidades”. O deputado afirmou ainda que essa transação comercial feita entre a Coelce e a Térmica Fortaleza pode até ser legal, mas não é moral. “Não podemos aceitar isso. Esperamos e devemos exigir que a Aneel leve em consideração essa tramóia. Isso não é justo, não é correto, nem moral”, avaliou.



       
Em aparte, o deputado Augustinho Moreira (PV) avaliou que a redução de 6,67% proposta pela Aneel já é um avanço para os consumidores cearenses, que, na sua avaliação, são tratados como “otários” pelas prestadoras de serviços como a Coelce e a Telemar. “Já estão chamando os consumidores honestos de otários. Pagamos uma energia a uma termelétrica que não produz energia, a Anatel faz o favor de nos isentar de telefonema de três segundos, considerando que nós consumidores somos otários”, reclamou.


 


Fonte: AL/Ce